Inatel vai desenvolver OSS para a Ericsson
Parceiro da Ericsson em P&D há 10 anos, o Inatel vai desenvolver o OSS (Operations Support Systems) comercializado pela multinacional a operadoras do mundo todo. O produto, utilizado para o gerenciamento e provisionamento de serviços em redes de telecomunicações, era desenvolvido somente no Canadá, e passa agora a ter um time de nacional.
Segundo o gerente de desenvolvimento de software, Leonardo Liao, a equipe conta com cerca de 54 especialistas que passaram por treinamentos no exterior e interagem constantemente com a equipe canadense. “Contamos também com o apoio de especialistas da Ericsson Canadá atuando junto conosco no início de projeto. Essa interação é muito importante para a transferência de conhecimentos e ganho de competência”, afirma.
“Podemos afirmar que o Brasil está dando sua contribuição para a liderança tecnológica da Ericsson construindo essa camada de controle das redes do futuro. Para fazer esse tipo de trabalho você precisa de pessoas muito qualificadas. Isso é extremamente estratégico para nós e o Inatel, por experiências passadas, nos mostrou ter funcionários com as características técnicas e humanas que precisamos para termos sucesso nessa nova iniciativa”, avalia o diretor de Inovação da Ericsson para a América Latina, Edvaldo Santos.
O Inatel é parceiro de longa data da Ericsson e mantem, desde 2006, um ambiente exclusivo dentro da instituição destinado ao desenvolvimento de projetos para a empresa. Além do OSS, a parceria contempla projetos nas áreas de BSS (Business Support Systems) e desenvolvimento da plataforma AXE. (Com assessoria de imprensa)