iFood anuncia demissão em massa e corta 6% dos funcionários

Serviço de delivery de refeições por aplicativo cita cenário econômico mundial vigente como motivo para a dispensa de 355 funcionários
iFood anuncia demissão em massa que atinge 355 funcionários
iFood atribui demissão em massa ao cenário econômico adverso (crédito: Divulgação)

O iFood anunciou uma demissão em massa em seu quadro de pessoal nesta quarta-feira, 1º de março. A empresa vai demitir 355 funcionários, o que representa 6,3% de sua força de trabalho no País.

“O iFood tomou hoje (1/3) a difícil decisão de descontinuar algumas posições internas, impactando em postos de trabalho de colaboradores que ajudaram a escrever a nossa história”, afirmou, em nota, a empresa.

O negócio, líder no ramo de entrega de refeições solicitadas por aplicativo, atribuiu à conjuntura econômica global o motivo da dispensa de trabalhadores.

“O atual cenário econômico mundial tem exigido das empresas ações imediatas na busca por novas rotas para enfrentar essas adversidades. Não foi diferente com o iFood. Lamentamos cada perda e estamos comprometidos em garantir que esse momento difícil seja conduzido com o máximo de cuidado e respeito a essas pessoas”, disse a empresa, no mesmo comunicado.

Vale lembrar que, em janeiro deste ano, a Movile, dona do iFood, também demitiu funcionários em larga escala.

Com o corte anunciado nesta quarta-feira, a empresa de delivery se junta a diversas startups e fintechs, incluindo unicórnios, que implementaram cortes em massa nos últimos meses sob a justificativa dos impactos da nova realidade econômica.

Além disso, no início de fevereiro, o iFood sofreu um revés considerável no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A empresa firmou um Termo de Compromisso de Cessação (TCC) por meio do qual se comprometeu a reduzir o número de restaurantes que operam exclusivamente com a plataforma.

Na prática, o acordo proíbe o iFood de manter exclusividade com redes que tenham 30 estabelecimentos ou mais. Segundo o órgão, essas cadeias são estratégicas na composição de marketplaces de delivery online de comida.

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Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

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