IBM e Visa querem fazer de qualquer coisa conectada um ponto de pagamento

Plataforma Watson IoT, da IBM, dará à Visa acesso a 20 bilhões de dispositivos nos próximos cinco anos
Imagem: Camila Sipahi, baseado em Freepik
Imagem: Camila Sipahi, baseado em Freepik

A IBM e a Visa anunciaram hoje, 16, parceria pela qual pretendem transformar quase todos os objetos conectados em potenciais pontos de cobrança (POS). A colaboração prevê o desenvolvimento de soluções que unem a plataforma de inteligência artificial Watson IoT aos serviços de pagamentos e tokenização da Visa.

As empresas explicam o acordo com um exemplo, o dos carros conectados.  Segundo elas, quando a tecnologia estiver implementada e disseminada, o motorista será alertado se a garantia ou licenciamento do carro estivesse quase vencendo ou se a data de substituição de uma peça estivesse próxima. Com essa informação, a pessoa poderia comprar as peças tocando em um botão, ou programar uma revisão na oficina de sua preferência. Poderia até pagar o combustível por meio de uma interação direta entre o carro e a bomba de gasolina.

Não foi revelado nenhum detalhes financeiro desse acordo, nem foram especificadas datas para que novos serviços sejam lançados. A parceria faz parte, porém, de estratégia da IBM para disseminar o uso do Watson na internet das coisas, um plano que deve consumir US$ 3 bilhões, US$ 200 milhões dos quais já consumidor em um centro de desenvolvimento na Alemanha. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122