IBGE: Serviços crescem 2,3% em 2023

Os serviços de Comunicação e Informação foram um dos destaques, crescendo 3,4% no ano; só atrás dos serviços profissionais, que cresceram 3,7%.
Crédito: Freepik

O setor de serviços encerrou 2023 com expansão de 2,3%, informou hoje, 9, o IBGE, mas no acumulado nos últimos 12 meses, o setor mostrou perda de dinamismo ao passar de 3,1% em novembro para 2,3% em dezembro de 2023. O crescimento mensal, de dezembro, em relação a novembro de 23 foi de 0,3% frente a novembro. Em relação a 21 e 23, o crescimento foi bem inferior, pois naqueles anos o  volume de serviços cresceu perdendo força depois de expansões de 10,9% e 8,3% respectivamente.

Entre os setores, as contribuições positivas mais importantes ficaram com os serviços de informação e comunicação (3,4%) e de profissionais, administrativos e complementares (3,7%). Os demais avanços vieram de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (1,5%); e de serviços prestados às famílias (4,7%).

“No primeiro, os principais impactos foram do aumento das receitas das empresas que atuam nos segmentos de telecomunicações; desenvolvimento e licenciamento de softwares; desenvolvimento de programas de computador sob encomenda; tratamentos de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet; e portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na Internet”, detalhou o IBGE.

A variação positiva de 0,3% do volume de serviços de novembro para dezembro de 2023 foi acompanhada por três das cinco atividades, com destaque para os avanços vindos dos setores de transportes (1,3%), interrompendo uma sequência de quatro resultados negativos seguidos, com perda acumulada de 5,4%; e dos serviços prestados às famílias (3,5%), acumulando um ganho de 6,8% entre novembro e dezembro. O outro resultado positivo ficou com os serviços de informação e comunicação (0,2%), que emplacaram o terceiro avanço seguido, com ganho acumulado de 1,8%.

Regionalmente, frente a novembro, o volume de serviços cresceu em 18 das 27 unidades da federação (UFs). O impacto positivo mais importante veio de São Paulo (0,6%), seguido por Distrito Federal (2,8%), Santa Catarina (1,8%) e Paraná (0,8%).

 

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10809