Hughes assina contrato de US$ 190 milhões com OneWeb
A Hughes, operadora de banda larga via satélite, assinou um contrato de US$ 190 milhões com a OneWeb. Pelo acordo, a operadora vai construir uma rede terrestre que usará a conectividade da constelação de satélites de baixa órbita da OneWeb.
O contrato inclui a produção de cada um dos gateways com múltiplos pontos de acesso de rastreamento, para comportar toda a operação e a transferência de tráfego de alta velocidade entre satélites.
“O início da produção do sistema terrestre é um passo importante para cumprir o objetivo da OneWeb de reduzir a exclusão digital, sem deixar ninguém para trás”, disse Greg Wyler, fundador e presidente executivo da OneWeb. O primeiro satélite da constelação será lançado no começo de 2018. A prestação de serviços de banda larga deve começar no Alasca, a partir de 2019.
“Projetar um sistema terrestre capaz de suportar milhares de satélites de baixa órbita, com transferências perfeitas de tráfego de banda larga entre satélites, tem se mostrado um desafio significativo”, afirma John Corrigan, vice-presidente sênior de engenharia da Hughes.
O desenvolvimento conjunto do sistema de rede terrestre começou aproximadamente há dois anos. O acordo atual inclui equipamentos para suportar múltiplos pontos de acesso via satélite nos gateways locais em todo o mundo. Cada um inclui um complexo de comutação personalizado, modens ao ar livre e amplificadores de potência. As remessas devem começar em meados de 2018. (Com assessoria de imprensa)