Huawei reafirma proposta de transferência de tecnologias 5G para empresas ocidentais

Proposta, anunciada semana passada pelo fundador da empresa, prevê a venda da tecnologia criada pela Huawei e liberdade para que o comprador a modifique à vontade.

O presidente rotativo da Huawei, Ken Hu, confirmou fala do fundador da companhia, Ren Zhengfei na última semana, de que a empresa vai propor a transferência tecnológica acerca de redes 5G a empresas do ocidente. Em apresentação realizada durante evento com analistas em Xangai, na China, Hu disse que acredita aumentar a competição entre os fornecedores dessa forma.

“Se isso de fato acontecer, estaremos incentivando mai competição em toda a cadeia de fornecedores, o que será benéfico para os consumidores e contribuirá para o desenvolvimento da indústria”, afirmou.

A proposta tem relação direta com a guerra comercial trava entre Estados Unidos e China, e com as medidas tomadas pelos EUA para restringir o acesso da Huawei a seu mercado de telecomunicações. Segundo Hu, a proposta deve aplacar também os ânimos em se tratando de segurança aplicada à 5G.

“É possível ter uma abordagem comercia do 5G se estiver sob seu controle e você puder desenvolvê-la. Neste sentido, [a oferta] vai ajudar a reduzir as preocupações de segurança”, acrescentou.

A Huawei é acusada pelos EUA de acrescentar backdoors a seus equipamentos para que o governo da China possa praticar espionagem nas comunicações. Os norte-americanos nunca apresentaram provas das acusações. Para Hu, são apenas “palpites, dúvidas ou tentativas de adivinhação”. (Com noticiário internacional)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11111