Huawei Marine escolhe fornecedor de cabo submarino Camarões-Brasil

Fabricante Nexans fará os 6 mil km de cabos ópticos repetidores que vão atravessar o oceano
O CBCS ligará Brasil ao Camarões até o final de 2017
O CBCS ligará Brasil ao Camarões até o final de 2017

A Huawei Marine Networks, subsidiária dedicada à construção de cabos submarinos da fornecedora chinesa de mesmo nome, escolheu a Nexans para fazer os cabos ópticos repetidores que vão atravessar o Oceano Atlântico e ligar Kribi, nos Camarões, a Fortaleza, Brasil. A estrutura, batizada de CBCS, terá 6 mil km de extensão.

Este será o primeiro projeto intercontinental da Nexans, fabricante europeia de cabos de fibra óptica e de transmissão de energia. O cabo, por sua vez, é a segunda etapa de uma iniciativa do Global Marine, consórcio de empresas asiáticas liderado pela Huawei Marine para conectar países da África. A Huawei Marine terminou em 2015 o Sistema de Cabos Submarinos da Nigéria, na costa do país.

O cabo submarino Camarões-Brasil também é chamado de Fase II da Rede Nacional de Banda Larga de Camarões, e foi contratado pela operadora local Camtel. Ele usará tecnologia de transporte 100G, terá capacidade de 32 bps, com quatro pares de fibra, conforme material divulgado em 2015, quando foi anunciado. A previsão de lançamento comercial era o final de 2017, prazo reiterado ano passado pela Huawei. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10893