Huawei firma parcerias na área de educação com governo de MG e Conif
A Huawei firmou duas parcerias na área de educação com órgãos públicos brasileiros. A companhia chinesa assinou, na segunda-feira da semana passada, 29, um memorando de entendimento com a Secretaria de Educação do Governo do Estado de Minas Gerais e outro com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif).
Ambos estabelecem ações conjuntas de capacitação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para professores e alunos de instituições públicas de ensino.
A parceria da fabricante de equipamentos de telecomunicações com a Secretaria de Educação de Minas Gerais tem o objetivo de fomentar o treinamento de estudantes em diferentes áreas profissionais, além de capacitar 70 mil professores da rede estadual. Inicialmente, o projeto deve disponibilizar cursos em ambiente virtual.
“O estado [de Minas Gerais] é o primeiro do Brasil no qual a Huawei ICT Academy ultrapassa os muros da universidade para habilitar professores de ensino médio para que possam impactar alunos, melhorando a qualidade de ensino no Brasil”, diz, em nota, Victor Montenegro, gerente de Talentos e Ecossistema da Huawei Brasil.
No caso do memorando assinado com o Conif, a intenção é prover treinamento para professores da rede de institutos federais e levar capacitação aos jovens em conformidade com as demandas atuais do mercado de trabalho. O conselho responde por 40 instituições de ensino em todo o País.
A parceria ainda prevê o fornecimento de uma plataforma para treinamento de professores, servidores e alunos da rede de institutos federais.
“A assinatura deste MoU [memorando de entendimento] vem exatamente para expandir ações que já existem em algumas das nossas instituições. A ideia é que toda a rede federal possa desfrutar dessa oportunidade”, afirma Maria Leopoldina Veras Camelo, presidente do Conif e reitora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano.
Em abril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado por uma comitiva de autoridades brasileiras, visitou o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Huawei, em Xangai. Na ocasião, a empresa reforçou a intenção de firmar parcerias com o governo brasileiro em áreas como conectividade, inclusão digital e educação.