Huawei e Cogent querem levar a 5G para a indústria de mídia

Novo sistema de transmissão de vídeo cabe em uma mochila e pode concluir a coleta e edição de vídeo no local

A Huawei e a Cogent concluíram em conjunto a primeira fase de testes dos codificadores de transmissão 4K integrados a módulos 5G. Os testes aconteceram no Wireless X Labs da Huawei, em Xangai. O sucesso do projeto-piloto de transmissão de ponta a ponta (E2E), primeiro do tipo no mundo. Com isso, as empresas alegam que é viável comercialmente usar a 5G na indústria de mídia.

O codificador é o primeiro produto industrial pré-comercial do mundo que suporta as tecnologias 5G SA e NSA (autônoma e não autônoma) na transferência de vídeos para servidores localizados na nuvem, em que os vídeos são distribuídos para os dispositivos de pós-processamento, ao mesmo tempo em que os servidores oferecem suporte ao monitoramento de SLA (Service Level Agreement). Isso permite que os principais indicadores de desempenho (KPIs) sejam coletados dinamicamente para determinar se a qualidade do link atende aos requisitos de upload de vídeo.

As mochilas de transmissão 5G 4K foram introduzidas pela primeira vez na indústria de mídia em 2019. Esse é um tipo de transmissão que aproveita recursos oferecidos pelo 5G como ampla cobertura, elevada largura de banda e baixa latência. Além disso, elas oferecem uma alternativa ideal aos sistemas de links de fibra óptica, links de micro-ondas e vans de transmissão externa (OBs) necessários para a transferência de vídeos 4K para estúdios em tempo real, que possibilitam a utilização de várias câmeras, coordenação regional e expedição remota.

Esses são os primeiros testes de integração realizados para aplicações de mídia em conjunto com dois módulos MH5000, desenvolvidos pela Huawei para dar suporte à transmissão no modo de compartilhamento de tráfego dinâmico para vídeos 4K de 40 Mbps. No futuro, as mochilas de transmissão 5G 4K se tornarão mais compactas e leves, apresentando apenas codificadores e baterias, e sem necessidade do equipamento de instalações do cliente (CPE) e telefones celulares, além de oferecer recursos mais fortes e maior duração da bateria, afirma a fabricante. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11018