Huawei cresce 22% em 2024, mas lucro cai. IA, redes e qualidade são foco em 2025

Para 2025, a companhia projeta avanço em inteligência artificial, redes móveis 5.5G e qualidade de produtos como pilares de sua estratégia global.

(crédito: Divulgação)

Na divulgação dos resultados de 2024, a Huawei avisou que planeja intensificar investimentos em inteligência artificial, infraestrutura de conectividade e qualidade de produtos ao longo deste ano. A informação parte da chairwoman rotativa, Meng Wanzhou, que assina a carta publicada no relatório anual da companhia.

Segundo a executiva, a empresa deve focar na construção de tecnologias fundamentais e em diferenciação estratégica para enfrentar um cenário global marcado por incertezas econômicas e tensões geopolíticas entre China e Estados Unidos.

Prioridades para 2025

A Huawei vê a inteligência artificial como vetor central de transformação produtiva e prevê forte crescimento na demanda por poder computacional nos próximos anos. A empresa acredita que os próximos dois anos serão decisivos para consolidar sua posição em dispositivos com IA embarcada e aplicações baseadas em agentes inteligentes, conectividade avançada e latência reduzida.

Com isso, três programas estratégicos devem guiar sua atuação:

  • Plano Tianshui: expansão do tráfego em redes móveis com parceiros globais;

  • Plano Dishui: ampliação do tráfego de dados em redes fixas, conectando data centers, campi corporativos e residências;

  • Plano Pacific Ocean: oferta de soluções integradas de dados, combinando armazenamento, redes e computação para clientes corporativos.

A empresa também promete reforçar os investimentos em seus ecossistemas próprios — HarmonyOS, Kunpeng (processadores) e Ascend (plataforma de IA). O HarmonyOS já superou 1 bilhão de instalações em dispositivos e deve receber novos aportes para atrair mais desenvolvedores em 2025.

Estratégia de longo prazo e qualidade

Para enfrentar o que chama de “ciclos de incerteza”, a Huawei pretende manter o foco em qualidade como diferencial competitivo. A estratégia “Succeed Through Quality” será aplicada a todos os sistemas de gestão, produção e serviços da companhia. Isso inclui o controle rigoroso da fabricação e o desenho de produtos com foco em manutenção mínima ao longo de seu ciclo de vida.

Meng afirmou ainda que a Huawei não pretende buscar ganhos de curto prazo ou reagir a “bolhas tecnológicas”, mas sim manter os pés no chão e ampliar sua capacidade tecnológica de forma estruturada. “Em 2025, continuaremos a avançar com o tempo, trabalhando com clientes e parceiros para resolver, um a um, os problemas reais das indústrias”, conclui a chairwoman.

Resultados de 2024

A Huawei divulgou seu relatório anual de 2024 com destaque para um crescimento de 22,4% na receita, que atingiu 862,1 bilhões de Yuans (CNY), o que equivale a US$ 118 bilhões. O lucro líquido, no entanto, recuou 28% e ficou em CNY 62,6 bilhões (US$ 8,6 bilhões), reflexo de um aumento expressivo nos investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D), que consumiram CNY 179,7 bilhões (US$ 24,6 bilhões) — o equivalente a 20,8% da receita da companhia no ano.

O segmento de consumo liderou o crescimento, com alta de 38,3% na receita, alcançando CNY 339 bilhões (US$ 46,4 bilhões), impulsionado pela retomada dos smartphones e dispositivos conectados. Já a divisão de infraestrutura de TIC, que compreende redes de telecomunicações, data centers e soluções em nuvem, somou CNY 369,9 bilhões (US$ 50,6 bilhões) — uma alta de 4,9% em relação a 2023. As soluções automotivas inteligentes da empresa cresceram 474%, chegando a CNY 26,4 bilhões (US$ 3,6 bilhões) e se tornando lucrativas pela primeira vez.

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Da Redação

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