Huawei assume liderança do mercado chinês de smartphones
A fabricante chinesa Huawei assumiu a liderança do maior mercado de smartphones do mundo, o da China. A empresa superou em unidades vendidas a concorrente local Oppo no primeiro trimestre do ano, conforme dados da consultoria IDC. Foram 20,8 milhões de dispositivos fabricados, o que lhe confere 20% de market share, após uma expansão anual de 25,5%.
A Oppo, segunda colocada, produziu 18,9 milhões de unidades, e ficou com fatia de 18,2% do mercado. E também cresceu dois dígitos (19,5%) em um ano. A vivo, outra fabricante chinesa e que nada tem a ver com a operadora de mesmo nome do Brasil, fez 14,6 milhões de smartphones, ficou com 14,1% do mercado chinês, e cresceu 7,6%.
O avanço das três se deu às custas da perda de mercado da Apple, cujas remessas para a China caíram 26,7%, para 9,6 milhões de unidades. A empresa da maçã registoru market share de 11%. A Xiaomi, que no passado chegou a ser chamada de “Apple da China”, encolheu 7,5%, e ficou com share de 9%, após fazer 9,3 milhões de aparelhos.
Ao todo, os fabricantes destinaram ao país 104,1 milhões de smartphones no primeiro trimestre, uma alta de 0,8% ano-a-ano.