Holanda proíbe o zero-rating da T-Mobile

País aprovou no Senado lei que proíbe a prática. Operadora diz que vai recorrer.
Projetado pelo Freepik
Projetado pelo Freepik

A autoridade que regula a competição na Holanda decidiu proibir a operadora local T-Mobile de oferecer, sob o modelo de zero-rating, acesso a um aplicativo de música. O conceito do zero-rating prevê o acesso sem que os dados sejam descontados da franquia do usuário de telefonia móvel.

O acesso sem impacto na franquia do serviço musical foi lançado em outubro. A proibição decorre de aprovação no Senado daquele país de lei que veta a prática do zero-rating. A operadora pode ser obrigada a pagar multas de € 50 mil a € 500 mil por dia caso não suspenda a oferta em 20 dias.

A operadora diz que vai recorrer da decisão, mas que já esperava o revés. Alega que sua oferta não fere as regras europeias de zero-rating. A visão da tele é que deve se sujeitar às leis da União Europeia, e não a regulações específicas do país em que atua.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122