GSMA fecha parceria com IBM para levar IA ao setor de telecom
A GSMA, associação global de operadoras móveis, anunciou, nesta terça-feira, 30, uma parceria com a IBM para apoiar a adoção de Inteligência Artificial (IA) generativa no setor de telecomunicações. O acordo também prevê a oferta de cursos e treinamentos específicos sobre a tecnologia para gestores de telecom.
O programa de treinamento, promovido pelo GSMA Advance, braço de capacitação da entidade, visa a preparar líderes para a era da IA e preencher lacunas de habilidades no setor de telecomunicações.
Em comunicado, a GSMA destacou que os projetos de capacitação abrangem uma ampla gama de tópicos, desde princípios fundamentais da IA até aplicações especializadas em modelos generativos desenhados para operadoras e provedores.
Ao longo de 2024, as parceiras promoverão sessões de treinamento avançado em cinco escritórios da IBM ao redor do mundo: Dubai (Emirados Árabes Unidos), Londres (Reino Unido), Nova York (Estados Unidos) e Seul (Coreia do Sul), além de uma localidade ainda indefinida no México. Uma versão digital do programa de treinamento, disponível em vários idiomas, também será lançada.
A plataforma de IA da IBM, watsonx, será usada como ferramenta de apoio nos cursos. A solução deverá ajudar os participantes a explorar casos de uso de IA específicos para telecomunicações, com foco em redução de custos, aumento de receitas e aprimoramento da experiência do cliente.
Dados mais recentes do Índice de Adoção da IA, da IBM, apontam que 40% das empresas de telecomunicações já estão experimentando IA generativa e 45% decidiram acelerar a implementação da tecnologia.
“A Inteligência Artificial fornece à indústria de telecomunicações, e às sociedades que ela serve, enormes oportunidades para lançar novos serviços, melhorar a conectividade e a experiência do cliente”, diz Alex Sinclair, diretor de Tecnologia da GSMA, em nota. “No geral, estima-se que a IA possa contribuir com US$ 15,7 trilhões para a economia global até 2030”, acrescenta.