Grupo TIM recebe proposta da KKR por unidade de rede fixa na Itália

O Grupo TIM (antiga Telecom Italia) informou, nesta quinta-feira, 2, que recebeu uma oferta não vinculante da KKR para compra de uma participação na operadora italiana.
A oferta, na verdade, diz respeito à empresa de rede fixa NetCo, que inclui ativos e atividades da FiberCop, além de uma participação na Sparkle, braço de infraestrutura e atacado da operadora de telecomunicações.
“A oferta se refere a uma participação a definir, sob o entendimento de que a aquisição resultaria na perda de integração vertical em relação à TIM”, afirma a companhia italiana, em nota.
O Grupo TIM, controlador da TIM Brasil, também informou que o conselho de administração se reunirá ainda nesta quinta-feira para dar início ao processo de avaliação da proposta.
Vale lembrar que esta não é a primeira vez que o fundo de private equity norte-americano tenta negociar com a TIM Italia. Em novembro de 2021, a KKR apresentou uma proposta não vinculante de 12 bilhões de euros para compra do controle do Grupo TIM.
Contudo, a KKR queria realizar uma diligência prévia (due diligence) na operadora antes de reiterar a proposta. O grupo italiano, por sua vez, negou acesso às suas informações estratégicas. Em abril de 2022, a TIM anunciou que as negociações não prosseguiriam.
Mais recentemente, em novembro do ano passado, a Open Fiber, que tem a KKR como um de seus investidores, também voltou atrás em uma proposta para criar uma rede óptica neutra no território italiano com ativos de infraestrutura do Grupo TIM.