Governo italiano vai aumentar participação na Telecom Italia

Banco estatal procura chegar a 10% de participação. Tendo como aliado o fundo Elliott, que tem também cerca de 10%, poderá pressionar pela venda de ativos.

O governo italiano vai comprar mais ações da Telecom Italia – grupo local dono da TIM no Brasil. Fará isso através do banco estatal Casa Depositi e Prestiti. A aquisição de papeis se dará aos poucos, até que se chega ao patamar de 10% das ações da operadora. Atualmente, o banco tem 5% de participação.

Em comunicado, o Casa Depositi afirma que a compra de mais papeis da companhia de telecomunicações condiz com a missão do banco de apoiar o desenvolvimento de infraestrutura estratégica na Itália. Diz, também, que apoia “o desenvolvimento e o processo de criação de valor iniciado pela companhia em um setor prioritário para o país”.

Significativa, a aquisição pode mudar a correlação de forças dentro da administração da Telecom Italia. A Vivendi, empresa privada francesa de mídia, continuará a deter 24% do grupo italiano. O fundo Elliott manterá seus 9,5%. Mas terá como aliado o banco estatal, e juntos, terão mais de 20% das ações da tele, precisando de pouco para deter o controle.

O Casa Depositi é o principal acionista de outra operadora, a Open Fiber, dona de uma rede óptica em construção que vai atravessar a Itália. O banco apoia proposta do Elliott para que a Telecom Italia se desfaça de seus ativos fixos que, após o desmembramento, poderiam ser fundidos à rede da Open Fiber. (Com agências internacionais)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11032