Google lança nova edição de desafio social no Brasil
Nesta quinta-feira, 10, o Google lança em Curitiba a segunda edição do Desafio Google de Impacto Social. A iniciativa dará recursos a ONGs brasileiras que façam um uso criativo da tecnologia para promover impacto social. Serão investidos R$10 milhões em 10 projetos em todo o país.
Serão selecionados 10 ONGs, dois de cada região: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste, e Centro-Oeste. Quatro projetos serão considerados vencedores, recebendo R$1,5 milhão cada. Os outros seis receberão R$650 mil. Para participar, as ONGs têm até a meia-noite do dia 21 de março para se inscrever no site g.co/desafiobrasil. Após essa data, os projetos serão avaliados e a partir de 23 de maio será a votação aberta ao público. A divulgação dos escolhidos acontecerá em 14 de junho.
Entre os critérios para aceitação de projetos está a possibilidade de aplicar o modelo da iniciativa em grande escala, a viabilidade e o poder de transformação social na comunidade. Além, claro, do uso da tecnologia e inovação.
Vão julgar os projetos inscritos pessoas com experiências bem diferentes entre si no terceiro setor. A comissão julgadora é composta pela atriz Regina Casé, pela jogadora de futebol Marta da Silva, pela artista plástica Adriana Varejão, pelo líder indígena Almir Naraymoga Suruí, pelo CEO da Fundação Lemann Denis Mizne, e pela diretora do Google.org Jacquelline Fuller.
A primeira vez que o Desafio Google foi feito no Brasil foi em 2014. Bem menor, na época a iniciativa distribuiu R$ 4 milhões entre 4 ONGs: Instituto Geledés, Instituto Zero a Seis, Conservação Internacional e Meu Rio. Cada um recebeu R$ 1 milhão. Um aplicativo de apoio a mulheres vítimas de violência doméstica, do Geledés, foi escolhido por voto popular.