Google apela de multa bilionária imposta pela Comissão Europeia
O Google protocolou recurso contra decisão das autoridades antitruste da Comissão Europeia de multar a empresa em € 2,4 bilhões. A multa é a maior já aplicada pelo regulador.
As autoridades decidiram sancionar o Google após encontrar indícios de que seu mecanismo de comparação de preços favorecia os próprios serviços, dando menor visibilidade a resultados de concorrentes. A prática foi considerada abuso de poder.
A multa foi imposta no final de junho, e dado ao Google prazo de 90 dias para que suspendesse quaisquer práticas do tipo. Caso não cesse, terá de pagar mais 5% do faturamento do grupo Alphabet, ao dia, além no valor da multa, a partir de 28 de setembro.
A empresa sempre contestou as acusações da Comissão Europeia. em seus argumentos, diz que há plena concorrência a sua ferramenta de comparação de preços.
O Google enfrenta outro processo na Comissão, em que se investiga abuso de poder no licenciamento do sistema operacional móvel Android. A empresa é acusada de obrigar fabricantes a favorecer seus aplicativos, em detrimento de concorrentes. (Com agências internacionais)