Golpe via SMS teria atingido 410 mil pessoas esta semana
Um golpe financeiro que se propaga através de SMS voltou a ser aplicado nesta semana, conforme descoberta do laboratório de segurança digital DFNDR Lab, da PSafe. A mensagem simula padrões usados por Banco do Brasil e Santander para obter dados de clientes.
Traz os dizeres: “Por razões de segurança, seu cartão foi bloqueado” e “Prezado (a) cliente, seu cartão de segurança expirou” e convida o receptor a clicar em uma URL.
Ao clicar, o cliente abre a pagina, onde é levado a preencher um formulário com dados pessoais, como CPF, número de cartão de crédito, senhas, fotos de tokens e cartões de segurança. Até o IMEI do celular é solicitado para permitir aos criminosos clonar aparelhos.
O golpe foi identificado e bloqueado por aplicativos da PSafe 33 mil vezes apenas nesta semana. Com base neste índice, a empresa calcula que ao menos 410 mil pessoas tenham sido impactadas pelo golpe. Não é possível precisar, no entanto, quantas de fato foram enganadas e entregaram informações sigilosas aos golpistas. (Com assessoria de imprensa)