Futurecom foca em inovações para conectividade
Diferentes temas que afetam o setor de telecomunicações estiveram em evidência nos últimos três dias (entre 8 e 10 de outubro) durante o Futurecom, em São Paulo. Um dos mais tradicionais congressos com foco nas indústrias de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e conectividade, o Futurecom teve como tema central “Brand New World on the Edge – A conectividade e as novas relações pessoas-máquinas”. E a possibilidade de ver demonstrações de soluções para conectividade foi o que não faltou no evento, que teve mais de 250 expositores e recebeu cerca de 30 mil visitantes.
Chip virtual
Grupo Datora levou para o evento um eSIM para IoT e MVNOs. “Nosso portfólio oferece soluções completas de conectividade para o agronegócio, indústria, setor logístico e diversos outros segmentos de mercado”, afirma Tomas Fuchs, CEO do grupo.
A Allcom Telecom, empresa americana atuante no mercado de M2M e IoT, apresentou seu recém-lançado chip virtual. De acordo com a empresa, no ecossistema de dispositivos IoT, o eSIM é uma solução que chegou para trazer escalabilidade, redução de custos operacionais e segurança reforçada.
Com foco na indústria automobilística, a Deutsche Telekom Global Business levou sua solução de conexão móvel para veículos. Desenvolvida em parceria com a Mercedes-Benz Cars & Vans do Brasil, conta com um sistema que permite que o SIM Card seja inserido no automóvel. Segundo a empresa, isso torna possível atualizar todo o sistema do carro sem que seja necessário conectá-lo a uma rede externa.
A Tecban, que oferece soluções físicas e digitais para o sistema financeiro, também participou do congresso e mostrou aos visitantes, entre outras soluções, o seu chip multi. Ele reúne até quatro operadoras em um único SIM Card. Dessa forma, tenta garantir mais opções de conectividade com alta disponibilidade em qualquer localidade com sinal de celular.
Nuvem e IA
Já a Ciena demonstrou em seu estande inovações em tecnologia óptica, roteamento coerente e automação impulsionada por inteligência artificial (IA). Com esses recursos, segundo a empresa de sistemas de rede, serviços e software, é possível criar redes mais escaláveis, confiáveis e sustentáveis. A ideia é que as soluções atendam às crescentes demandas digitais no atual contexto de implementação de IA e nuvem.
Soluções para nuvem também foram o foco das apresentações da L5 Networks, empresa brasileira de soluções de contact center, ominchannel, telefonia IP, PABX em nuvem, CRM, além de terceirização de TI e private cloud.
Automação e sustentabilidade
A Icaro Tech também mostrou dispositivos de automação, chamada ACS, que agora inclui suporte ao protocolo TR-143 para testes de desempenho e melhorias na interface gráfica. O resultado é a expansão da sua compatibilidade com mais dispositivos. De acordo com a empresa, seu foco está na expansão do uso do ACS, especialmente com o avanço do conceito de self-healing, permitindo correções automáticas e remotas que reduzem o tempo de inatividade das redes e melhoram a qualidade do serviço oferecido pelas operadoras.
Pensando em sustentabilidade, a Comba Telecom, que fornece infraestrutura de telecomunicações, lançou uma antena que visa maior eficiência energética. Segundo a empresa, a antena, entre outras inovações, utiliza um processo ecologicamente amigável de revestimento por deposição de feixe de íons, substituindo o tradicional e poluente processo de galvanoplastia, o que reduz o consumo de energia e minimiza o impacto ambiental. (Com assessorias de imprensa)