Futijsu pode vender sua unidade de celulares
A Fujitsu disse hoje, 26, que está avaliando a venda de sua unidade de celulares para o fundo de investimentos Polaris Capital, segundo a agência Reuters. Se isso vier a acontecer, os fabricantes japoneses de smartphones ficarão reduzidos a três num mercado dominado por Apple, Samsung e concorrentes chineses que vendem equipamentos mais baratos.
O potencial acordo exige que a Polaris Capital, com sede em Tóquio,venha a ter uma participação majoritária na unidade de telefonia móvel da Fujitsu, que é avaliada em cerca de 40 bilhões a 50 bilhões de ienes (US$ 365 milhões a US$ 456 milhões).
No inícios dos anos 2000, os fabricantes japoneses de telefones celulares tradicionais eram mais de uma dezena, incluindo empresas tradicionais como NEC Corp. e Toshiba Corp. Mas ela acabaram se retirando desse segmento de mercado, pois não conseguiram enfrentar a agressiva competição das marcas norte-americanas, europeias e coreanas e obter escala global. Depois, muitas europeias e norte-americanas também acabaram caindo fora do mercado. (Com noticiário internacional).