Furukawa lança “loja” virtual para fomentar negócios no segmento de ISPs
Com 900 provedores regionais em sua carteira de clientes, a Furukawa, que desde 2010 abriu um canal específico para atender a esse segmento, acredita que ainda há muito potencial a ser explorado nesse mercado. Por isso, a partir de amanhã, está colocando em operação comercial um portal B2B, no endereço www.efurukawa.com, que oferece soluções completas para redes ópticas de comunicação com tecnologia FTTx (Fiber To The anywhere).
No ar desde o início de agosto, em caráter experimental, o portal, desenvolvido a partir de uma avançada plataforma de comércio eletrônico, contempla três áreas: soluções de produtos, soluções de financiamento e soluções de serviços. Foad Shaikhzadeh, presidente da Furukawa Industrial e vice-presidente do Grupo Furukawa Eletric, destaca que não se trata uma “loja” virtual comum ou de um simples ponto de venda eletrônico, mas de uma plataforma capaz de ajudar o dono de um provedor regional a planejar seu projeto de rede de fibra óptica, a partir de uma série de perguntas simples e objetivas.
Para chegar a essa concepção, uma inovação segundo a empresa, sua equipe recorreu ao recurso de inteligência artificial utilizado na funcionalidade Monde sua Rede. De acordo com Guilherme Hoffmann, responsável pelo departamento de eCommerce da Furukawa e gerente de projeto do novo portal, o que também é relevante no projeto é o fato de ele colocar à disposição do cliente oito meios disponíveis para financiar o investimento, da linha Finame e cartão BNDES, ambos do banco público, passando pelo Furukawa Card e outros programas da empresa aos tradicionais cartões de crédito. Mais ainda: “o cliente pode concluir a compra de volumes grandes, fracionando os produtos em diferentes blocos de financiamentos, por diferentes meios de pagamentos, endereços e fretes”, informa Hoffmann.
O eCommerce Furukawa está aberto a qualquer ISP (é necessário se cadastrar) e aceita compras acima de R$ 3 mil.
Atendimento personalizado
De acordo com Celso Matizuqui, gerente geral de vendas de Sistemas Broadband da Furukawa, o objetivo do lançamento do portal é aumentar a capilaridade da empresa da empresa no país, reforçando o trabalho da equipe de vendas. “Vamos manter nossas regionais, que vão passar também a dar suporte ao cliente na sua interação com a plataforma, ajudá-lo a fazer os pedidos eletronicamente”, explica Matizuqui.
A vantagem da utilização da plataforma que, insiste ele, não vai substituir o contato pessoal, é que o sistema eletrônica vai agilizar o processo. O objetivo, destaca Hoffmann, é que todos os pedidos sejam processados em 24 horas, ou seja, o pedido que entrou em um dia, no dia seguinte já deverá estar na expedição. “Este é um grande desafio para nós, pois é toda uma mudança de cultura”, observa Shaikhzadeh, lembrando até pouco tempo dificilmente um pedido que entrava na Furukawa demorava no mínimo uma semana. E a logística é complexa: pois os itens podem varias de uma bobina de cabo óptica de 800 quilos a um conector do tamanho de uma caixa de fósforo.
Os principais itens da loja eletrônica da Furukawa estão disponíveis em estoque e, numa primeira fase, o estoque ficará centralizado em Curitiba (PR) e dali será distribuído para todo o país. O Brasil é o primeiro país onde a multinacional japonesa lança sua plataforma de eCommerce, mas a ideia, de acordo com Shaikhzadeh, é levá-la para outros países da América Latina, a começar pela Argentina, em 2018.