Foram vendidos 340 milhões de smatphones no mundo, no 2º tri
A consultoria Strategy Analytics divulgou seu balanço trimestral de vendas de smartphones. A empresa calcula que o mercado mundial desta categoria de aparelho crescu 1% no segundo trimestre do ano, atingindo o volume de 340 milhões de unidades comercializadas.
A Samsung se manteve como principal fabricante, com 23% de participação de mercado. Ou seja, vendeu 77,6 milhões de aparelhos. A Apple ficou em segundo, com market share de 12%, ou 40,4 milhões de celulares – uma queda frente aos 47,5 milhões de unidades vendidas no mesmo período de 2015. A Huawei continuou a ganhar terreno, solidificando-se no terceiro lugar das maiores fabricantes: vendeu 32 milhões de smartphones, ficando com 9,4% de participação.
A Strategy Analytics chama atenção, porém, para o crescimento da marca chinesa OPPO, que passou de 7,6 milhões de unidades vendidas no segundo trimestre de 2015, para 18 milhões no deste ano. Com isso, tirou o quarto lugar das maiores fabricantes da Xiaomi, que passou de 19,8 milhões um ano atrás, para 14,7 milhões em 2016.
“A OPPO cresceu 137% no período, superando o crescimento de todas as concorrentes. A marca é muito popular na China, na Índia e em outros mercados emergente, e deve ser observada”, diz Linda Sui, diretora da consultoria.