Flavia Nassif: Como monetizar dados geográficos para gerar vantagem competitiva
Por Flavia Pollo Nassif*
Com 90% dos dados com características geolocalizadas, o mercado de telecomunicações tem excelentes oportunidades de aplicação de Big Data analytics para auxiliar decisões e gerar insights de negócio que trarão monetização de produtos e novos serviços.
A visualização das informações em mapas dinâmicos, em tempo real, é chamada de geo analytics e representa a união de grandes volumes de dados não estruturados com business intelligence.
O big data geoespacial capacita as operadoras com uma visão de negócios mais especializada e segmentada, o que pode aumentar, em muito, o retorno sobre o investimento dos projetos.
Porquê usar o big data geoespacial em uma operadora
Para entender as necessidades das operadoras e atender as demandas de negócio. Pode-se, por exemplo, usar as informações sobre o padrão de mobilidade dos usuários de telefonia móvel e oferecer serviços diferenciados com base em geolocalização.
Como aproveitar melhor o big data
Muito foi investido em big data, mas pouco retorno foi gerado. Com um serviço de big data geoespacial aplicado por especialistas é possível encontrar regiões com maior demanda, perfis diferentes de usuários e gargalos de infraestrutura. Analisar os problemas e as oportunidades sob a perspectiva geográfica possibilita a ampliação da cobertura e uma melhor análise dos concorrentes por região e market share.
Ofertando planos mais segmentados
Estamos na era da personificação da massa. No lugar de ter uma abordagem generalista, a operadora pode fazer abordagens personalizadas de acordo com o perfil do consumidor e do potencial da região, aumentando, assim, o retorno do investimento.
Operadoras digitais
Ainda há muita competição entre as companhias para encontrar e entender o poder do big data para revolucionar seus negócios digitais. Creio que a verdadeira transformação virá quando a operadora pautar sua abordagem pelas informações dos usuários, cruzando location intelligence com big data.