Fintech lança adiantamento de salário via Pix

Por meio de um aplicativo da SalaryFits, funcionários das empresas que contratam os serviços de gestão automatizada de benefícios da Fintech podem pedir a antecipação de até 40% do salário

Fintech lança adiantamento de salário via Pix

Um adiantamento de salário que não impacta o caixa da empresa. Essa é uma das funcionalidades da SalaryFits, que lançou recentemente a opção de recebimento de até 40% do salário via Pix. “Desde que lançamos essa funcionalidade há dois meses, o número de solicitações quintuplicou”, afirma Fin Gnieser, head de produto da SalaryFits.

Para quem solicita a liberação do valor, há uma taxa de juros que varia de 2% a 4%. O índice é calculado a partir de uma avaliação que a Fintech faz sobre o risco financeiro da empresa. “É uma taxa relativamente baixa quando comparada aos juros do cheque especial ou da utilização do limite do cartão de crédito, que podem chegar a até 15%. É uma taxa que apenas cobre a nossa operação ao antecipar os valores”, afirma Gnieser.

O head de produtos da SalaryFits conta que a ideia da antecipação salarial surgiu quando a fintech percebeu que havia gente solicitando crédito consignado, outro serviço que ela oferece, para pequenos valores em datas próximas ao recebimento dos salários.

“O crédito consignado pode ser útil para resolver muitos problemas, como pagar o conserto de um carro, realizar uma cirurgia, ou seja, ele é para casos muito específicos que exigem um valor maior. Para uma dificuldade no fim do mês, como a compra de um remédio, percebemos que podíamos desenvolver um produto mais barato e sem muita burocracia, que ajudasse as pessoas a não recorrer ao consignado”, explica.

A partir daí, há cerca de dois anos, a SalaryFit passou a oferecer a antecipação salarial por meio de uma espécie de cartão de crédito, sem taxa de juros ou de custo de utilização. Nesse caso, o funcionário da empresa conveniada também pode pedir como limite do seu cartão até 40% do salário.

Como um cartão de crédito pré-pago, a funcionalidade, ainda disponível, pode ser utilizada para pagamentos em contas online ou em maquininhas de cartão. Mas não permite que o valor seja sacado. Foi para possibilitar o saque ou a transferência para outras pessoas que a fintech decidiu criar a modalidade do adiantamento salarial via Pix.

O montante solicitado é recebido em tempo real na conta bancária do funcionário. E se ele recebe um aumento, seu limite no aplicativo da SalaryFits também aumenta automaticamente na mesma proporção.

“O pagamento pela utilização do serviço é feito a partir do desconto em folha. Todo o processo é 100% automatizado, via API integrada e, em alguns minutos por mês, é concluído, independentemente se duas pessoas ou duas mil utilizaram o benefício, sem gerar nenhum trabalho adicional para o RH”, garante Gnieser.

Além do adiantamento de salário via cartão ou Pix e do crédito consignado, a SalaryFits oferece outros benefícios às empresas que contratam seus serviços, como plano de saúde, odontológico, psicoterapia online, cursos, academia e opções de lazer. Como um clube de descontos, o aplicativo da fintech reune mais de 5 mil marcas em 25 mil lojas no Brasil, tanto para compras online quanto presenciais. Ao utilizar os serviços da SalaryFits, a empresa escolhe quais benefícios quer disponibilizar para seus funcionários.

“Com todas as funcionalidades que oferecemos no nosso aplicativo, não apenas promovemos hábitos financeiros mais saudáveis, mas também aumentamos o poder de compra dos trabalhadores”, adiciona Fin Gnieser.

Avatar photo

Simone Costa

Artigos: 141