Fintech do Magalu dobra de tamanho em 2021
O Magalu, divulga o resultado do quarto trimestre de 2021. Em 2021, as vendas totais do Magalu – incluindo lojas físicas, e-commerce com estoque próprio (1P) e e-commerce do marketplace (3P) – totalizaram quase R$ 56 bilhões. O crescimento de 28% foi impulsionado pelo aumento de 39% das vendas online, que somaram R$ 40 bilhões e representaram 71% do GMV total da companhia.
“Em 2021, consolidamos nossa estratégia de crescer baseados no desenvolvimento de um marketplace multicanal, que seja a porta de entrada para milhões de varejistas ainda analógicos”, diz Frederico Trajano, CEO do Magalu. “Batemos recordes importantíssimos e conseguimos tirar o melhor de cada área. E as aquisições que fizemos nos últimos dois anos para criar nosso ecossistema e diversificar as categorias de produtos vendidos vêm superando nossas expectativas”, acrescenta.
A expansão de quase 40% do e-commerce no ano passado ocorreu sobre uma base recorde de vendas online, que já tinham crescido 131% em 2020. O crescimento das vendas digitais do Magalu foi mais uma vez superior à do mercado brasileiro – de 27%, segundo a Neotrust – e o SuperApp da companhia ultrapassou 42 milhões de usuários ativos por mês. No ano, os canais digitais do ecossistema Magalu venderam mais de 200 milhões de itens.
As vendas das lojas físicas também registraram crescimento, de 5,8%. No quarto trimestre, as vendas cresceram 4% e atingiram R$ 15,5 bilhões, mesmo com a deterioração dos indicadores macroeconômicos – aumento da inflação e da taxa de juros –, que impactam diretamente as categorias de bens duráveis. Em 2021, o lucro da companhia atingiu R$ 590 milhões. No quarto trimestre, foi de R$ 93 milhões.
Vendas do marketplace superam GMV das lojas físicas
Se o e-commerce foi o motor do crescimento da companhia em 2021, o marketplace foi o motor da expansão do e-commerce. Os 160 000 sellers do marketplace Magalu totalizaram vendas de R$ 13 bilhões em 2021, valor 69% acima do ano anterior e quatro vezes o montante de 2019. Com o resultado, em fevereiro deste ano, o marketplace ultrapassou o GMV das lojas físicas da companhia pela primeira vez na história.
O desempenho do marketplace está diretamente vinculado ao conceito de multicanalidade, adotado de forma pioneira pelo Magalu. As 1.480 lojas físicas da empresa, rapidamente, estão ganhando um novo significado, conforme adquirem novas funcionalidades.
Mais de 400 lojas já foram transformadas em ponto de expedição das vendas dos sellers do marketplace. Os sellers vendem pela internet, entregam seus produtos na loja (transformada em Agência Magalu), que despacha a encomenda para o cliente final por meio da malha logística da companhia. Ao final de dezembro, os 9 500 sellers que trocaram a entrega de outros fornecedores pelos serviços das Agências Magalu tiveram aumento médio de 143% no GMV e uma queda de 51% no custo do frete. Na outra ponta, os clientes também podem retirar seus pedidos entregues por sellers em mais de 1 100 lojas Magalu.
Além da logística, os pontos físicos também atuam como captadores locais de novos sellers. Em 2021, as equipes de loja foram responsáveis pela captação de 50 000 novos vendedores, o que representa quase metade de todos os sellers incorporados à plataforma digital do Magalu no ano.
Novas fontes de receita
Todos novos negócios da companhia – resultado das aquisições realizadas principalmente nos últimos dois anos – vêm gerando resultados acima das expectativas iniciais, e se mostrando extremamente resilientes às oscilações da economia.
Entre os destaques, está o KaBuM!, plataforma de produtos de tecnologia e para gamers, comprada em julho, que gerou 4 bilhões de reais em GMV e um lucro de 300 milhões de reais em 2021 – um desempenho que não foi incorporado nos resultados do Magalu. “O KaBuM! é uma espécie de Disneylândia dos gamers”, diz Trajano. “Possui um portfólio totalmente complementar ao do Magalu e que já está sendo oferecido em nossos canais digitais.”
Fintech dobra
Em 2021, a fintech do Magalu dobrou de tamanho com a aquisição da Hub Fintech. Seus números colocam a operação financeira da companhia na lista dos maiores bancos digitais do Brasil. O volume de transações superou R$ 65 bilhões, com crescimento de 82% em relação ao ano anterior.
O MagaluPay, conta digital integrada ao SuperApp, alcançou 4,8 milhões de clientes. Considerando-se a sub-adquirência e o Banking as a Service (BaaS) foram movimentados mais de R$ 24 bilhões no Magalu Pagamentos, com um lucro líquido de 156 milhões de reais. Já são mais de 7,2 milhões de cartões de créditos ativos.
Em apenas oito meses, foram vendidos mais de 1 milhão do recém-lançado Cartão Magalu. No ano, o TPV de cartão de crédito foi de mais de R$ 41 bilhões, alcançando uma carteira de 17,5 bilhões de reais e gerando um lucro para a Luizacred de 153 milhões de reais.
(com assessoria)