Fibrasil testa tecnologia da Infinera para redes ópticas no Centro-Oeste

Transceiver óptico da Infinera, com tecnologia ICE-X, será utilizado por Fibrasil, SIM Internet e Tellescom no Centro-Oeste brasileiro.
Transceiver ópticos da Infinera, com tecnologia ICE-X
Transceiver ópticos da Infinera, com tecnologia ICE-X. Produto será utilizado por Fibrasil em trials com SIM Internet e Tellescom (Divulgação)

A Infinera revelou durante a Futurecom 23 que vários clientes brasileiros já testam os recém-lançados transceptores ópticos ICE-X. Entre os acordos firmados recentemente estão um com a Fibrasil, rede neutra que vai levar a conectividade com o equipamento para o provedor de varejo SIM no Centro-Oeste; e outro com a integradora de serviços Tellescom.

Alexandre Salomão, country manager da Infinera no país, explica que Fibrasil vai utilizar o ICE-XR para criar uma rede óptica “ponto-multiponto”, otimizando o uso de espaço dos equipamentos G-PON e o consumo energético, ao mesmo tempo em que vai ampliar a velocidade da rede e simplificar a gestão dos acessos.

“A solução inovadora ICE-X nos permite alavancar nossa rede óptica, maximizando o retorno sobre o investimento, aumentando nossa capacidade com eficiência de custo, ao mesmo tempo que poderemos oferecer mais velocidade aos clientes”, disse Atila Branco, CTIO da Fibrasil.

Suelismar Ferreira, CEO da SIM Internet, ressalta o potencial de expansão graças à parceria. “A SIM tem uma das mais amplas redes de provimento para consumidores do varejo, corporativos e de governo. Utilizar a tecnologia da Infinera na nossa rede é um importante passo para atender as necessidades dos nossos clientes não apenas neste momento, mas no futuro”, afirmou.

Marcos Telles, presidente da Tellescom, lembrou que já utilizava tecnologia Infinera, que agora evolui sua rede com o novo ICE-X. “Temos uma longa relação com a Infinera, que sempre forneceu soluções inovadoras e diferenciadas. Com isso, conseguimos agregar valor imcomparável a nossa rede de operadores parceiros”, comentou.

Andres Madero, CTO para a América Latina e Caribe da Infinera, explica que a tecnologia ICE-X, embarcada em transceptores tem como propriedade a fácil expansão da rede graças à troca apenas de elementos modulares das redes PON. “Os acordos com Fibrasil, SIM e Tellescom demonstram o valor da integração do ICE-X com redes pré-existentes”, resumiu.

A Infinera está demonstrando seus produtos durante a Futurecom23, que acontece no São Paulo Expo, em São Paulo, capital, até 5 de outubro.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122