FiBrasil adota APIs da Open Labs

De acordo com a empresa de rede neutra, o OpenAPIs da Open Labs reduziu de seis meses para 20 dias o on-board de um novo inquilino da rede
Atila Branco, chief technology innovation officer (CTIO) da FiBrasil.
“A implementação das OpenAPIs do Nossis One foi um divisor de águas”, diz Atila Branco, CTIO da FiBrasil

A FiBrasil anunciou a adoção de APIs padronizadas da solução Nossis One (Full Stack OSS). Desenvolvida pela Open Labs, que integra o Grupo Altice Labs, de Portugal, a solução trouxe resultados, como a redução de tempo, de seis meses para 20 dias, no on-board de um novo usuário da rede da FiBrasil.

A empresa informa que houve a automatização da atualização do inventário de rede em poucos minutos, permitindo aos provedores de telefonia fixa e móvel, internet, banda larga e TV por assinatura que utilizam a rede 97% de sucesso na instalação dos seus clientes finais.

De acordo com a FiBrasil, a adoção das OpenAPIs promove interoperabilidade, entrega rápida e suporte abrangente automatizando o aprovisionamento de serviços, simplificando o monitoramento da qualidade do serviço e a resolução de problemas. A utilização de Open APIs também permite a implementação de portais de autoatendimento por parte dos provedores clientes da FiBrasil.

“A implementação das OpenAPIs do Nossis One foi um divisor de águas para a FiBrasil. A agilidade e a eficiência operacional nos permitiram não apenas atender às expectativas de nossos tenants (inquilinos), mas superá-las constantemente. Essa solução tem sido fundamental para manter nossa vantagem competitiva no mercado,” afirma Atila Branco, chief technology innovation officer (CTIO) da FiBrasil.

“Normalmente, integrações sistêmicas são complexas, ainda mais entre companhias distintas, mas conseguimos ultrapassar esse desafio com a utilização de modelos padronizados de APIs”, diz Cleverson Novo, diretor presidente da Open Labs.

A parceria entre a FiBrasil e a Open Labs, que inclui serviços como inventário, “assurance” e “fulfillment”, vem desde 2021. Para a FiBrasil, que oferece FTTH neutro em 140 cidades do país, a solução foi disponibilizada em cloud como forma de viabilizar a escala da operação. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122