Fibra óptica chega a 55% das escolas públicas com acesso à internet
A fibra óptica chega a mais da metade das escolas públicas com acesso à internet no País, de acordo com a pesquisa TIC Educação 2023, publicada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), nesta terça-feira, 6. A tecnologia é responsável por 55% dos acessos em instituições de ensino municipais, estaduais e federais.
O índice mostra evolução em comparação à pesquisa anterior, quando 52% das escolas públicas com infraestrutura de banda larga usavam a fibra como meio de acesso.
O relatório referente a 2023 ainda indica que a fibra é mais comum em escolas estaduais (65%) do que municipais (51%). Inclusive, o percentual de conexões via fibra em escolas estaduais supera o apurado em instituições particulares (64%).
No total das escolas do País – isto é, públicas e particulares –, a fibra está presente em 57% das unidades de ensino que possuem redes de internet.
O estudo ainda mostra que, entre as escolas com redes de banda larga, a fibra óptica alcança 66% das instituições em áreas urbanas e 38% nas zonas rurais. Proporcionalmente, a tecnologia é mais difundida no Sul (72%), no Centro-Oeste (62%) e no Sudeste (61%). No Nordeste, suporta 52% das escolas conectadas e, no Norte, 45%.
Outras tecnologias
Após a fibra, o meio de acesso mais comum nas escolas brasileiras é o cabo, tecnologia responsável por 17% das conexões.
O satélite aparece em terceiro lugar, alcançando 9% das unidades de ensino conectadas. Nota-se que a banda larga satelital é bastante representativa na região Norte, onde suporta 24% das escolas com acesso à internet, e no meio rural, chegando a 26% das conexões.
Modem 3G ou 4G (5%) e rádio (4%) vêm na sequência. A pesquisa ainda mostra que as conexões via linha telefónica (DSL) representam 1% das escolas conectadas. Outros 6% não souberam responder.
Metodologia
A TIC Educação 2023 foi realizada entre os meses de agosto de 2023 e abril de 2024, em 3.001 escolas de Ensino Fundamental e Médio públicas (municipais, estaduais e federais) e particulares, localizadas em áreas urbana e rural, com cobertura nacional. As entrevistas foram realizadas por meio de entrevista telefônica assistida por computador.
Segundo o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), responsável pela produção dos indicadores, a pesquisa adota um desenho amostral que permite a produção de dados sobre escolas localizadas em áreas urbanas e rurais de forma unificada.