FCC libera operadoras a usarem espectro do WiFi

Órgão dos EUA liberou o uso de diversos dispositivos com a tecnologia LTE-U. Verizon e T-Mobile já anunciaram que vão aproveitar a nova frequência para a oferta de planos 4G até julho.
Ajit Pai, novo presidente da FCC
Ajit Pai, novo presidente da FCC

A Federal Communications Commission (FCC), órgão que regula as telecomunicações nos Estados Unidos, autorizou ontem, 22, o uso de dispositivos LTE-U no país. Na prática, significa que as operadoras poderão usar espectro sobressalente em 5GHz para a oferta de conexão de dados 4G. Esta faixa é não licenciada, mas como até então não havia aparelhos LTE autorizados a explorá-la, era relegada a padrões como WiFi e Bluetooth.

“Nossa equipe certificou-se de que os equipamentos LTE-U aprovados atendem às regras da FCC. E testes feitos pela indústria demonstram que tanto esses aparelhos, quanto os WiFi, podem coexistir na banda de 5 GHz”, afirmou, em comunicado Ajit Pai, presidente da FCC.

As operadoras Verizon e T-Mobile já anunciaram que pretende aproveitar o novo espectro disponível até meados do ano. Segundo a T-Mobile, com a permissão, poderá vender planos de internet móvel de 1 Gbps.

A liberação da FCC para uso de certos dispositivos com a tecnologia LTE-U tem aval tanto de entidades que defendem o WiFi, como a WiFi Alliance, quanto de associações de fornecedores de equipamentos de rede e de operadoras. Entre os fornecedores e fabricantes que têm tecnologia LTE-U estão Ericsson, Qualcomm, Nokia e Samsung. (Com agências)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122