FCC cria regra nacional para antena da 5G
A agência reguladora de telecomunicações norte-americana, a FCC, tomou uma decisão esta semana com o objetivo de acelerar a implantação da rede 5G no país, mas que poderá também provocar uma enxurrada de ações na justiça.
A FCC decidiu nacionalizar as regras para a instalação de antenas conhecidas como “small cells”, que serão colocadas aos milhares para receber o volume de dados que vem com a quinta geração da tecnologia móvel.
Assim, como no Brasil, são as cidades que decidem, nos Estados Unidos, como, onde e por quanto instalar as antenas de celular. A FCC estabeleceu prazos máximos de até 90 dias para que as prefeitures licenciem esses sites de small cell e também resolveu padronizar o preço do licenciamento, cujos valores ainda serão conhecidos.
A diretora da agência, dissidente, que representa o partido Democrata, Jessica Rosenworcel acusou a decisão de “extraordinário esforço federal” e temeu que “o litígio que se segue apenas desacelerará nosso futuro 5G”. E os municípios temem perder uma boa fonte de receitas. As operadoras de telecomunicações comemoraram.