Prysmian anuncia novo CEO para a América Latina a partir de 2025

Com mais de 25 anos de experiência na companhia, Giacomo Sofia assume cargo de CEO regional em meio a reestruturação do grupo em todo o mundo.
Giacomo Sofia, novo CEO para a América Latina da Prysmian (Divulgação)
Giacomo Sofia, novo CEO para a América Latina da Prysmian (Divulgação)

A Prysmian anunciou hoje, 17, a condição de Giacomo Sofia ao cargo de CEO da empresa na América Latina. Ele assume em janeiro de 2025.

Com mais de 25 anos de trabalho dedicados ao grupo, Giacomo tem experiência na liderança das operações globais da companhia desde 2021, e, antes, foi chefe das operações na América do Norte entre 2018 e 2021.

“Temos a total convicção que a América Latina pode, sim, ser um exemplo global neste ambiente de transformação, e nosso desafio é prover as soluções e inovações necessárias para que isso aconteça de maneira eficiente e sustentável”, afirma o executivo em comunicado.

Giacomo sucede Raul Gil Boronat no comando regional. Boronat liderou a região este ano após ser CEO Brasil. Como parte das mudanças organizacionais da companhia no âmbito global, Raul retorna à Europa para dirigir a divisão de negócios da Prysmian focada em Transmissão.

Mestre em engenharia mecânica, a trajetória profissional de Giacomo está ligada à Prysmian desde a época que a companhia era parte do Grupo Pirelli. Em 2009, foi nomeado diretor logístico da região do Danúbio, que englobava as plantas da Áustria, Hungria, Tchéquia, Eslováquia e Romênia – país no qual liderou as operações a partir de 2011.

De 2012 em diante, Giacomo dirigiu diferentes segmentos da companhia no âmbito global.

As ligações com a América se estreitaram a partir de 2018, quando foi anunciado como COO América do Norte, supervisionando todas as fábricas da região em um momento crítico para o Grupo após o M&A da General Cable naquele ano.

O sucesso na transição e incorporação das fábricas à operação da Prysmian levou Giacomo à vice-presidência sênior das operações globais do Grupo a partir de 2021, função que, desde maio deste ano, passou a ser a de COO no organograma.

De acordo com o último balanço global (2023), a Prysmian obteve na América Latina uma receita de € 1,23 bilhão. A região representa cerca de 9% das vendas totais do Grupo no mundo. A companhia possui 14 fábricas na América Latina, distribuídas entre Brasil (6), México (4), Argentina (1), Chile (1), Colômbia (1) e Costa Rica (1). Nestas plantas, trabalham cerca de 4 mil funcionários.

Mudanças no âmbito global

A troca de comando na América Latina não é isolada. A partir de 1º de janeiro de 2025, a companhia adotará uma nova estrutura organizacional. Todas as nomeações foram feitas de dentro do pool de talentos interno da Prysmian.

A estrutura atual será simplificada, passando de nove regiões para cinco.

A nova estrutura organizacional da Prysmian, reportando-se ao CEO Massimo Battaini, fica da seguinte maneira:

Segmentos de negócios:

Transmission, liderada por Raul Gil Boronat (recém-nomeado);
Power Grid, liderada por Cinzia Farisè;
Electrification, liderada por Cristiana Scelza;
Digital Solutions, liderada por Frederick Persson.

Regiões:

América do Norte, liderada por Andrea Pirondini;
Europa, liderada por Marcello Del Brenna (recém-nomeado);
América Latina, liderada por Giacomo Sofia (recém-nomeado);
MEART (Oriente Médio, África, Rússia e Turquia), liderada por Erkan Aydogdu;
APAC (Ásia e Pacífico), liderada por Hamavand Shroff.

“A nova organização nos ajudará a simplificar a forma como trabalhamos para garantir que estamos ainda mais próximos dos clientes, refletindo melhor nossa presença geográfica para dar suporte à entrega de nossa estratégia. Fico extremamente orgulhoso de que as nomeações que anunciamos destacam o forte talento dentro do nosso Grupo”, acrescenta Massimo Battaini, o CEO do grupo Prysmian no mundo.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11111