FCC adia decisão de mudança set top box para TV paga nos EUA

A proposta de mudança dos conversores visa estimular o usuário a comprar programas sob demanda, e não mais por pacote fechado.

Vivo entra em video on demandMesmo com modificações já realizadas na proposta de abertura do mercado de conversores – set top boxes -, o presidente da FCC (Federal Communication Comission), Tom Wheeler, adiou a votação do colegiado marcada para hoje, 29.

Conforme informações das agências internacionais, além da forte oposição das operadoras de TV paga à proposta – que temem que, com a mudança dos conversores que está sendo proposta pela FCC, vai-se acabar com do modelo de negócios da TV paga, que é a comercialização de pacotes fechados e lineares de canais de TV -, o presidente da agência poderia ser derrotado em sua proposta, já que um dos conselheiros, também de seu partido Democrata, teria sinalizado que votaria contra a medida.

Em setembro, Wheeler reformulou a ideia original lançada para ampliar a competição nesse segmento, aproximando-se mais do pleito das operadoras de TV por assinatura, ao aceitar que os novos conversores que deveriam ser quase todos substituídos até 2018,  apresentassem a alternativa para os clientes contratarem programas sob demanda por aplicativos, e não mais  por mudanças na configuração do equipamento.

Mas Jessica Rosenworcel, conselheira também indicada pelo partido Democrata, não está apoiando as mudanças sugeridas, e poderia votar com os dois conselheiros republicanos, derrubando de vez as pretensão do presidente da agência.

Não foi marcada uma nova data para a tomada de decisão.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122