EUA rescinde bloqueios a transações de Tik Tok e WeChat

A decisão, que passou a valer em 16 de junho, veio após uma ordem executiva de Biden determinar que deveriam ser rescindidas todas as normas e ordens que restringissem os dois aplicativos

O Departamento de Comércio dos Estados Unidos hoje, 21, rescindiu as ordens executivas do ex-presidente do país Donald Trump que restringiam transações do Tik Tok e WeChat no país. A decisão passou a valer em 16 de junho de 2020.

O fim dos bloqueios aos aplicativos seguem uma série de retiradas de ordens executivas de Trump que buscavam limitar downloads entre outras transações do WeChat e Tik Tok. Neste mês, o atual presidente Joe Biden publicou o a ordem executiva Protegendo Dados Sensíveis de Americanos de Adversários Estrangeiros.

As novas regras estabeleceram que todas as ordem e regras nesse mesmo sentido deveriam ser rescindidas. O mecanismo, ao mesmo tempo em que exige análise baseada em evidências, afirma que o aumento do uso de softwares e aplicativos ligados à China representam ameaça à segurança dos EUA.

Porém, as determinações de Trump nunca vigoraram e sua administração entrou com recursos judiciais, que foram pausadas com a chegada de Biden a presidência. No entanto, permanece a revisão da segurança nacional do Tik Tok lançado em 2019. (Com agências internacionais)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11032