Ericsson tem queda geral nas vendas, mas cresce na América Latina

Resultados, impactados por revés na China, foram divulgados pela Ericsson nesta terça, 19. CEO diz que empresa aposta no crescimento da demanda corporativa por soluções 5G em "alguns anos".
Fachada da Ericsson - crédito: divulgação
Empresa sueca teve queda nas vendas em várias regiões, mas cresceu na América Latina – crédito: divulgação

As receitas da Ericsson diminuíram 2% no terceiro trimestre de 2021 em função de piora dos resultados na China no segmento de redes e serviços digitais. No país asiático, empresa faturou 3,6 bilhões de coroas suecas (cerca de R$ 2,34 bilhões) a menos que um ano antes, o que impactou o resultado geral. As vendas gerais de 2021, no período, foram de 56,3 bilhões de coroas suecas  (cerca de R$ 37 bilhões).

Os dados estão no balanço do terceiro trimestre de 2021 que a Ericsson divulgou nesta terça, 19. Contadas as aquisições que a empresa fez, o caixa líquido em 30 de setembro de 2021 era de 55,7 bilhões de coroas suecas (cerca de R$ 36,2 bilhões). Em 30 de setembro de 2020, era de 41,5 bilhões (aproximadamente 26,9 bilhões de reais).

O relatório indica que a margem EBITA (lucro antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) da Ericsson permaneceu estável em 9,3 bilhões de coroas suecas (cerca de R$ 6 bilhões), o que corresponde a uma margem EBITA excluindo despesas de reestruturação de 16,5%.

América Latina 

Apesar da queda em outras regiões, como Ásia e África, as vendas  da Ericsson na América Latina acusaram crescimento de 8%.

Especificamente em relação às receitas de serviços digitais, as vendas aumentaram 1% no terceiro trimestre de 2021, com crescimento na América do Norte, Europa e América Latina; e queda no Sudeste Asiático, Oceania e Índia.

Positividade 

Börje Ekholm, presidente e CEO da empresa sueca, vê os resultados de forma positiva. “São parte de nossa estratégia para melhorar a flexibilidade, reduzir a sensibilidade ao mix de negócios e diminuir o capital de giro. O 5G para Empresas oferece uma excelente oportunidade para a Ericsson. A aquisição da Cradlepoint está se desenvolvendo favoravelmente, o que contribuiu para a melhoria da margem bruta do grupo no trimestre”, declarou.

“Continuaremos a investir com o objetivo de tornar o 5G para Empresas uma parte considerável dos negócios da Ericsson em alguns anos”, concluiu.

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Da Redação

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