Ericsson compra fabricante de redes ópticas na Espanha

Abentel passa a ser da fornecedora sueca até o final de setembro, caso receba o aval da autoridade espanhola de competição.

A Ericsson está comprando a espanhola Abentel. O valor do negócio não foi revelado pelas empresas. A aquisição foi fechada sob um acordo de transferência de atividades. O negócio tem previsão de ser concluído até o final de setembro, após a aprovação da autoridade concorrencial da Espanha.

A Abentel é uma fabricante de redes ópticas. O negócio prevê a transferência de tecnologia e de cerca de 500 funcionários – especialistas em implantação e manutenção de redes – para a Ericsson. É uma subsidiária da Abengoa, empresa que desenvolve projeto de energia renovável, endividada, e que passa por reestruturação financeira. O acordo é um dos itens dessa reestruturação, que prevê desinvestimento em diferentes setores.

Para a Ericsson, a aquisição deve contribuir para a formação de um “hub global de serviços em fibra”. A empresa tem a intenção de crescer como fornecedora de soluções ópticas e vê o negócio como oportunidade de crescer na Espanha, país da Telefónica. O segmento óptico é complementar às tecnologias de rede móvel, de transporte de alta capacidade e soluções de vídeo da Ericsson. Segundo a empresa, os ativos adquiridos vão ajudar a acelerar a entrega de soluções escaláveis em redes ópticas.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11111