Empresa cria solução que transforma smartphone em terminal de pagamento

O Tap2Pay, desenvolvido pela Gertec, transforma qualquer smartphone com NFC em terminal de pagamento usando apenas um aplicativo

A desenvolvedor Gertec lançou hoje, 13, uma aplicação que, segundo a empresa, transforma qualquer smartphone com chip NFC em um terminal de pagamento. O Tap2Pay, como foi batizado, exige apenas a instalação de um aplicativo.

O lançamento da Gertec aproveita o mercado dos pagamentos por aproximação, que segundo dados da ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), cresceram 384,6% em 2021 e chegaram ao patamar de R$ 198,9 bilhões. A modalidade já representa uma em cada quatro transações presenciais.

A solução de terminal de pagamento utiliza uma tecnologia denominada tap-on-phone, que, segundo a Gertec, passou por diversas certificações de segurança junto às principais bandeiras de cartão de crédito e débito.

A estimativa é que aproximadamente 2 bilhões de smartphones no mundo podem ser transformados em máquinas para aceitar pagamentos com a tecnologia.

Alternativa

Jorge Ribeiro, CEO da Gertec, explica que o Tap2Pay deve ser encarado como uma alternativa às soluções de pagamento atuais, mas não um substituto. Ele aponta como vantagens o baixo custo e a possibilidade de uso imediato por parte dos clientes. Como não há um hardware especifico de pagamento, as empresas que usarem a tecnologia terão mais flexibilidade e velocidade para ganhar escala.

“Observamos um cenário econômico e tecnológico bastante favorável e positivo para esta solução”, comenta Ribeiro. O executivo diz que o futuro do mercado de pagamentos seguirá pelo caminho da digitalização e convergência com os celulares, mas ressalta que as famosas maquininhas ainda terão muito tempo de vida no Brasil. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11111