Embratel reforça foco em cibersegurança para o setor público

Com investimento de R$ 9 bilhões em 2023, a empresa reforça sua atuação em conectividade e soluções de cibersegurança para apoiar clientes do setor público no Brasil
Embratel amplia rede e reforça foco em cibersegurança para o setor público
Diretora aponta que a Embratel pode apoiar em todas as camadas de cibersegurança | Foto: Tele.Síntese

Com o aumento das ameaças digitais e a crescente necessidade de proteção de dados no setor público, a Embratel intensificou seus investimentos em cibersegurança e infraestrutura tecnológica. Em 2023, a empresa direcionou R$ 9 bilhões para expandir sua rede e desenvolver novas soluções para seus clientes, principalmente para governos e prefeituras.

No Inovatic 2024, promovido pelo Tele.Síntese, Ana Lucia Domiquili, diretora de vendas para governo da Embratel, afirmou que a empresa está focada em fornecer serviços que vão além da conectividade. Apresentando, assim, uma oferta que inclui cloud, IoT e data insights.

Com uma infraestrutura que inclui 9 data centers, 5 satélites geoestacionários e uma rede de fibra óptica, a Embratel busca fortalecer sua atuação como parceira estratégica, oferecendo suporte em todas as camadas de cibersegurança e promovendo uma gestão mais segura e eficiente de dados no setor público.

A segurança cibernética tem sido uma preocupação crescente no setor público, especialmente com a expansão da conectividade trazida pela implementação do 5G. De acordo com Domiquili, “cada vez teremos mais produtos conectados e a gama de atuação de hackers será maior. No setor público isso acaba sendo maior, o volume de dados de uma prefeitura é imenso”, disse. Para enfrentar esse desafio, a Embratel tem se concentrado em oferecer soluções de cibersegurança que atuam em todas as camadas, auxiliando prefeituras e governos na proteção de seus dados e sistemas.

IA e análise de dados

Além da segurança, a empresa está focada em fornecer insights baseados em dados, utilizando IA para apoiar a tomada de decisões dos gestores públicos. “Temos que trabalhar os dados para levar ao gestor público e ele poder tomar uma decisão”, disse Domiquili. Segundo a diretora, os serviços da Embratel estão estruturados para ajudar na mobilidade urbana, turismo e outros setores, sempre visando apoiar o gestor público a prestar melhores serviços à população.

Lincoln Lopes, diretor de relações institucionais da Abeprest, destacou que a tecnologia, por si só, pode ser complementada. “A tecnologia em si é fundamental, porém ela funciona melhor integrada”, comentou. Para Ana, a visão da Embratel é atuar como integradora, alinhando suas soluções com as principais demandas dos clientes e com os principais players do mercado, ampliando o alcance e a eficiência das soluções oferecidas.

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Gabriel Gameiro

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