Embratel anuncia ferramenta que estruturará a jornada dos dados
A Embratel lançou hoje, 8, o LakeIT, ferramenta que, em suas palavras, pode “simplificar e estruturar” a jornada dos dados em negócios. A solução é uma plataforma de Big Data com alta capacidade de processamento, capaz de integrar os ecossistemas analíticos das empresas a Nuvens Públicas, Privadas ou Híbridas.
“A nova solução da Embratel se baseia na gestão e governança de dados de ponta a ponta para oferecer às organizações mais independência em suas decisões”, diz Mário Rachid, Diretor-Executivo de Soluções Digitais da Embratel.
Segundo ele, a ferramenta LakeIT da Embratel possibilita a criação de um repositório de dados inteligente, sem que seja necessário se preocupar com questões técnicas como a sobrecarga de gerenciamento, de infraestrutura, de servidores ou segurança.
O LakeIT será atualizado de forma permanente, diz a companhia. E permite gerenciamento de infraestrutura dinâmico, com o aumento ou a diminuição da capacidade de armazenagem de acordo com a necessidade do cliente. A Embratel oferece consultoria especializada para integrar Inteligência Artificial e Machine Learning à solução.
A expectativa é que o LakeIT possa ser usado até por empresas do setor financeiro, sendo capaz de prever quais seriam as escolhas de aplicações a serem feitas por investidores conforme suas condutas anteriores. Outra funcionalidade é o envio de notificações automáticas, com a identificação em tempo real de casos críticos ou anormalidades evidenciadas pelos dados.
A solução cria relatórios e dashboards gerenciais que podem ser automaticamente enviados diretamente para os e-mails dos gestores. O empresa diz que está conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e também pode ser adquirido no formato on-premises por empresas que gerenciam seus próprios servidores. (Com assessoria de imprensa)