Em lançamento oficial, Brisanet mira ampla cobertura 5G no Nordeste

Operadora quer fechar 2024 com rede de quinta geração ativa em grande parte dos territórios urbanos do CE, RN e PB; em evento com autoridades, empresa também anunciou a venda de FWA
Brisanet promete fornecer ampla cobertura do 5G no Nordeste
Brisanet promete fornecer ampla cobertura do 5G no Nordeste (crédito: TeleSíntese)

Apesar de estar comercializando chips de telefonia móvel desde o início deste ano, a Brisanet realizou, na quinta-feira, 25, o lançamento oficial da sua operação 5G no Nordeste. Em evento com a presença de autoridades, a operadora indicou que planeja fornecer uma cobertura ampla nos estados da região.

O CEO e fundador da Brisanet, José Roberto Nogueira, disse que a meta é cobrir 95% da população urbana do Ceará, estado em que a rede está mais avançada, até o fim deste ano. Atualmente, 80% do perímetro urbano cearense já conta com a rede.

“Poderá ir a qualquer periferia e cidade pequena no Ceará que teremos 5G”, frisou o executivo.

A empresa encerrou o mês de junho com 128,4 mil clientes de telefonia móvel. A rede já está ativa em 115 cidades. Ainda no que diz respeito aos planos de expansão, em conversa com o Tele.Síntese, o diretor de Operações, João Paulo Estevam, acrescentou que 60% da área urbana do Rio Grande do Norte deve ser coberta pela rede da empresa ainda em 2024. Segundo ele, “a Paraíba também terá grande relevância” em termos de cobertura da área urbana neste ano.

Inclusive, Natal e João Pessoa devem ser as próximas capitais nordestinas a receber o 5G da operadora regional, após Fortaleza.

A Brisanet aproveitou a solenidade, realizada no Centro de Eventos do Ceará, na capital cearense, para anunciar o início das vendas do 5G FWA, tecnologia que permite usar o sinal móvel como meio de acesso de banda larga fixa.

Nessa vertical, a empresa já tem uma parceria com a Intelbras para distribuição de modem, mas outras fornecedoras devem participar da oferta.

Preocupações

Durante a sua fala, o CEO da Brisanet apontou que a demanda de tráfego de dados sobre as redes de banda larga crescerá significativamente até 2030. Para exemplificar, ele citou que a Inteligência Artificial (IA) ainda “é um bebê”.

Nesse contexto, Nogueira pediu que o governo viabilize políticas públicas de capacitação de profissionais para atuar no setor de telecomunicações e ajude as operadoras e os provedores a levarem conectividade à zona rural.

“Estimamos que no nosso modelo, no nosso custo, é possível com R$ 50 bilhões fazer a [conexão da] área rural do nosso País. O que a Brisanet defende são recursos de longo prazo a taxas subsidiadas”, salientou o executivo.

Entre outras autoridades presentes no evento, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, parabenizou a operadora pelo início da operação na telefonia móvel. “Hoje, surge uma nova operadora móvel regional que vai concorrer com as três grandes operadoras do País. Um mercado cada vez mais competitivo é melhor para o cidadão”, pontuou.

*O jornalista viajou a Fortaleza a convite da Brisanet

Avatar photo

Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

Artigos: 1087