EBC sob nova direção
A jornalista Kariane Costa Silva de Oliveira é a nova dirigente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em substituição a Glen Valente, ex-presidente da empresa. Dos antigos diretores, apenas Denilson Morales da Silva, responsável por conteúdo e programação, foi mantido.
Kariane Costa irá conduzir o processo de transição para nova gestão, a ser implementada nos próximos meses. O mandato foi estipulado até outubro deste ano.
Kariane é jornalista concursada da EBC há 10 anos e atual representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da empresa. Tem 41 anos e mais de 18 anos de experiência como jornalista.
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) foi criada em 2007 pelo governo brasileiro como uma empresa pública para atuar na área da comunicação, com o objetivo de garantir a diversidade e a pluralidade de opiniões no país. A EBC é responsável pela administração de diversos meios de comunicação, como a Rádio Nacional, a TV Brasil e a Agência Brasil e Portal Brasil.
Durante o governo Bolsonaro, a EBC foi criticada por alguns setores por supostamente ter uma abordagem tendenciosa e parcial em suas reportagens e programas, acusando de ser uma ferramenta de propaganda. Em 2020, foi anunciado um projeto de reestruturação que incluiu a redução de cargos e salários, bem como a privatização de algumas de suas emissoras.
Chefe de gabinete
Na semana passada, Brauner Fassheber Barreto foi escolhido para ocupar a chefia de gabinete do Ministério das Comunicações. Ele foi nomeado pelo Ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa, e a notícia foi oficializada e divulgada através de uma edição especial do Diário Oficial da União, na última quinta-feira, 12.
Antes disso, Sonia Faustino Mendes foi nomeada para ocupar o cargo de secretária-executiva do Ministério das Comunicações (MCom). Servidora de carreira do Ministério do Planejamento, é formada em analista de Planejamento e Orçamento e pós-graduada em Gestão Previdenciária e em Gestão Pública.