Dona da TIM inicia instalação comercial de OpenRAN na Itália

A cidade de Faenza foi a primeira a receber a OpenRAN da Telecom Italia, habilitada para o 4G. No futuro, a operadora pretende expandir a tecnologia para a 5G

A Telecom Italia, dona da TIM, anunciou hoje, 27, início da implementação do OpenRAN no país da bota. A primeira cidade italiana a adotar a tecnologia foi a Faenza, localizada no distrito de Ravena.

Para promover o OpenRAN, a operadora assinou um Memorando de Entendimento com as principais operadoras da Europa, em fevereiro de 2021. O acordo objetiva acelerar a implementação da 5G, da nuvem e do edge computing. A inciativa envolveu provedores e fabricantes que não conseguiram se sobressair na 4G e, passaram a buscam ingressar na promessa da quinta geração.

Em Faenza, a Telecom Italia usou sistemas da JMA Wireless, empresa estadunidense focada em tecnologias sem fio. Por enquanto, a conectividade fornecida é LTE, mas no futuro será estendida para a 5G. A dona da TIM aposta na desagregação das redes móveis para diversificar seu quadro de fornecedores.

O software de banda base da JMA Wireless foi combinada às unidades de rádio da fabricante Microelectronics Technology, companhia de Taiwan especializada em design e manufatura de comunicação por satélite.

O desenvolvimento de soluções OpenRAN pela Telecom Italia faz parte dos objetivos da operadora para o biênio 2021-2023. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122