Dona da TIM anuncia empresa para gerir rede fixa na Itália
O conselho de administração da Telecom Italia aprovou a criação de uma nova empresa. A subsidiária será responsável pela infraestrutura de rede de acesso fixo. A medida representa uma separação estrutural dos ativos do grupo. Atende a demandas do governo diante do aumento da participação da Vivendi, empresa francesa, no capital da companhia italiana.
Segundo o comunicado divulgado pela Telecom Italia no final da noite de ontem, 6, o CEO da companhia, Amos Genish, está autorizado a começar os procedimentos para a criação da nova empresa. O executivo deverá notificar a agência de telecomunicações italiana e solicitar a separação formal da rede de acesso fixo do restante da Telecom Italia.
Mudança
“O projeto representa o modelo mais avançado de separação de rede já feito na Europa. Ao se criar um ponto de acesso ‘one-stop-shop’ pra serviços de atacado para todas as operadoras, reguladas ou não, incluindo a própria TIM, entregando um modelo totalmente neutro e isonômico”, diz a companhia, em comunicado.
A nova empresa se chamará Netco, e será 100% controlada pela Telecom Italia. Terá a última milha da rede de acesso, toda a infraestrutura para a operação (prédios, equipamentos e sistemas de TI) e a equipe para ofertas no atacado trabalhando de forma independente da TIM.
Além disso, a nova empresa terá plano próprio de investimento e, como meta, atender os objetivos da agenda digital da União Europeia para ultra banda larga. A Telecom Italia é controladora da TIM Brasil.