Diretor da Oi assumirá função executiva na V.tal

José Claudio Gonçalves, o Naval, foi um dos responsáveis pela na transformação tecnológica e digital da Oi e pela priorização da fibra óptica dentro da empresa.
Diretor da Oi assumirá função executiva na V.tal
Crédito: Freepik

O Conselho Administrativo da Oi fez alterações na sua Diretoria Estatutária nesta quarta-feira, 2. O colegiado deliberou pelo encerramento do mandato de José Claudio Moreira Gonçalves, o Naval, no cargo de Diretor Estatutário sem designação específica da companhia. Gonçalves assumirá responsabilidades executivas relacionadas à operação da V.tal (Brasil Telecom Comunicação Multimídia S. A.), para auxiliar no desenvolvimento da infraestrutura de rede neutra.

Gonçalves trabalhou na Oi por quase 22 anos. Conforme comunicado divulgado, um dos seus legados foi contribuir com o processo de transformação tecnológica e digital da empresa, quando buscou maior eficiência operacional, otimização de investimentos e melhoria da qualidade dos serviços prestados ao cliente, por meio da modernização e aumento de capacidade da rede, e na implantação técnica e operacional do projeto de fibra (FTTH).

Naval

Gonçalves é muito conhecido no setor, especialmente pelo apelido Naval e conhecimentos técnicos. Ele ingressou na Oi no começo dos anos 2000. Em 2005, foi alçado de gerente a diretor de operações. Em 2009, se tornou diretor de engenharia, e de agosto de 2011, era diretor de operações de rede do grupo.

Formado e, engenharia de produção pela PUC-RIO, é pós-graduado em Logística pela Fundação Getúlio Vargas, possui MBA pela Fundação Dom Cabral, e pós-MBA pela Kellog School of Management, da Northwestern University.

Ele foi um dos artífices do plano da Oi de recuperar o investimento feito em fibra a partir de uma estratégia de reúso que permitiu ampliar rapidamente a quantidade de acessos em última milha a custo reduzido, cobrindo antes as áreas por onde o backbone da companhia já passava.

Com a estruturação da V.tal e separação estrutural da empresa em relação ao Grupo, Naval passa para a operadora neutra, que detém a infraestrutura antes pertencente à Oi.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11017