DirecTV recua em acordo para aquisição da Dish nos EUA

Operação poderia criar a maior empresa de TV por assinatura do mercado norte-americano; recuo pode complicar as finanças da EchoStar.
DirecTV abandona acordo para comprar a Dish nos EUA
DirecTV abandona acordo para comprar a Dish nos EUA (crédito: Freepik)

Após dar como certo um acordo firmado em setembro, a DirecTV informou que planeja recuar em uma proposta para adquirir a Dish Network, operadora de TV por assinatura via satélite da EchoStar. A fusão poderia criar a maior empresa de TV paga dos Estados Unidos.

O recuo da DirecTV pode gerar impactos nos esforços de reestruturação da EchoStar, que tenta equacionar o seu endividamento com a venda do ativo.

Acontece que os detentores de títulos da Echostar não concordaram com a cláusula de transferência de dívida incluída no acordo.

Em linhas gerais, o negócio desenhado em setembro previa a venda do ativo por US$ 1, com a DirecTV absorvendo a dívida de US$ 9,8 bilhões (aproximadamente R$ 56,94 bilhões). Caso prosperasse, a previsão era de que a transação fosse concluída no quarto trimestre de 2025.

Com a eventual venda da Dish, a EchoStar deixaria o mercado de TV paga para se dedicar às operações de telefonia móvel 5G e banda larga via satélite. A falta de acerto em torno da alienação da marca de TV por assinatura levanta preocupações em relação ao endividamento da EchoStar, que aparentemente contava com a venda e um novo financiamento para cobrir pagamentos ainda este mês.

Ao site “Mobile World Live”, o CEO da DirecTV, Bill Morrow, disse que a compra da Dish “teria beneficiado todas as partes interessadas”, mas destacou que os termos do acordo”, que acabaram não sendo aceitos pelos detentores de títulos da concorrente, “eram necessárias para proteger” as suas finanças.

No mercado de TV por assinatura dos Estados Unidos, a DirecTV tem cerca de 11 milhões de clientes, enquanto a Dish conta com uma base de aproximadamente 8,1 milhões. A Comcast lidera o mercado, com 13,2 milhões de assinantes ativos.

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Da Redação

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