Dificuldade com acesso a crédito preocupa 57% dos consumidores

Segundo pesquisa da TransUnion, apenas 45% da população afirma ter condições suficientes para obter crédito ou contratar um empréstimo; estudo ainda indica que juros altos inibem novas solicitações

Dificuldade de acesso a crédito preocupa mais da metade dos consumidores
Dificuldade de acesso a crédito preocupa a maior parte da população brasileira (crédito: Divulgação)

Apesar das recentes quedas da taxa básica de juros, mais da metade da população brasileira tem preocupações no que se refere à possibilidade de obtenção de crédito e contratação de empréstimo, além de indicar que essas operações são fundamentais para conseguir atingir suas metas financeiras.

De acordo com uma pesquisa da TransUnion, 57% dos consumidores consideram o acesso a crédito como “extremamente ou muito importante” no que diz respeito ao equilíbrio do orçamento.

O estudo, intitulado Consumer Pulse, também aponta que apenas 45% afirmam ter, na atualidade, possibilidades suficientes de obter crédito ou qualquer produto financeiro para cobrir as suas necessidades. Desse total, 26% correspondem a pessoas com renda mensal de menos de R$ 1 mi.

Além do mais, 84% dos consumidores indicam que o aumento das taxas de juros de mercado tem impacto alto ou moderado sobre a decisão de solicitar ou não um novo crédito pelos próximos 12 meses. Dentro desse cenário, 49% decidiram não entrar com pedido de empréstimo ou refinanciar o já existente.

“A preocupação da população com a inflação reflete imediatamente na vida financeira e no poder econômico dessas famílias, dificultando seu planejamento”, diz Claudio Pasqualin, vice-presidente de Soluções da TransUnion Brasil.

“Acesso ao crédito e aos juros de acordo com cada perfil ajudam a viabilizar produtos normalmente inacessíveis, como financiamento de imóveis e automóveis, e, por consequência, auxiliam na inclusão financeira no Brasil. Além de desenvolver a economia do País, o alcance ao crédito também é essencial para impulsionar o crescimento das pessoas”, complementa.

Referente ao segundo trimestre deste ano, a pesquisa ainda indica que 33% dos entrevistados relataram terem tido aumento na renda. No entanto, apenas 15% se mostraram abertos a aumentar os gastos facultativos, como jantar fora, viajar e adquirir produtos e serviços ligados ao entretenimento.

O estudo Consumer Pulse foi realizado com 965 brasileiros, no período de 4 a 19 de maio deste ano, pela TransUnion, em parceria com o provedor de pesquisas Dynata.

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Redação DMI

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