Deutsche Telekom lança subsidiária para roaming internacional no Brasil

Deutsche Telekom Global Carrier vai atuar no mercado de atacado, mirando fechar negócios com teles, MVNOs e operadoras regionais; companhia também entrou no segmento de redes privativas
Deutsche Telekom traz unidade de roaming internacional ao Brasil
Deutsche Telekom traz unidade de roaming internacional ao Brasil (crédito: TeleSíntese)

A Deutsche Telekom deu mais um passo em sua operação no Brasil nesta semana. A companhia alemã trouxe ao País a sua subsidiária Deutsche Telekom Global Carrier para atuar no mercado de atacado, sobretudo com a oferta de serviços relacionados a roaming internacional.

A empresa também prevê a instalação de um ponto de presença (PoP, na sigla em inglês) em São Paulo no primeiro trimestre de 2025, de modo que os clientes possam ter acesso direto à rede IPX Tier 1 da operadora.

Ao Tele.Síntese, o diretor regional para América Latina da Global Carrier, Leonardo Saucedo, disse que a divisão de atacada tem o objetivo de fornecer “todos os serviços de roaming”. Iniciando pelo Brasil, a presença na América Latina pode ser expandida à medida que outros países avancem em redes 5G stand alone. O México desponta como potencial próximo mercado de atuação.

“O ponto de presença vai ser o maior diferencial em termos de conectividade com o Brasil”, afirmou Saucedo, em entrevista realizada durante o evento Futurecom, nesta quinta-feira, 10. “A visão da Deutsche Telekom é de liderar o 5G a nível mundial”, acrescentou.

A unidade de serviço de atacado ainda não tem negócios fechados no Brasil, mas planeja firmar parcerias não só com as teles de envergadura nacional, como também MVNOs e operadoras regionais.

O portfólio inicial inclui ofertas de voz, signaling, mobilidade e trânsito IP. A empresa aposta que o PoP em São Paulo será um diferencial para as operações, tendo em vista a sensibilidade do 5G à latência. Por essa razão, decidiu investir em um ponto de conectividade no território brasileiro.

Redes privativas

Por meio de outra subsidiária, a Deutsche Telekom Global Business Solutions, a companhia alemã anunciou a entrada no mercado de redes móveis privativas no Brasil. Nesta caso, a empresa atua como MVNO da Claro.

A empresa mira, especialmente, casos de uso do agronegócio e da indústria manufatureira.

“O que se vê é que já existem as aplicações, mas há a necessidade de ir muito além. Por isso, a nossa decisão de abordar a área de redes privativas, para atender a uma demanda cada vez maior com essa capacidade aqui”, resumiu Pablo Guaita, diretor-gerente da Deutsche Telekom Global Business Solutions Brasil, também em conversa com o Tele.Síntese.

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Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

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