Desligamento da TV em Goiânia é prorrogado para o dia 21 de junho

O adiamento foi decidido porque a pesquisa indicou que só havia 88% das residências aptas a receber o sinal digital, enquanto a meta deve ser de 93%.

tv a cabo 1O desligamento da TV analógica de Goiânia e 28 municípios ao seu redor terá início amanhã, dia 31 de maio, pelas pequenas emissoras de TV, mas só concluído pelas  grandes emissoras comerciais no dia 21 de junho. São 32 emissoras de TV na cidade.  A decisão pelo adiamento do switch off foi tomada hoje pelo Gired (grupo que conduz a migração da TV digital) porque apenas 88% dos domicílios atingiram a digitalização dos sinais, enquanto a meta é de 93%.

Segundo Antônio Carlos Marteletto, presidente da EAD (empresa que financia a TV digital), embora Goiânia estivesse com um índice de digitalização maior do que o encontrado nas cidades de Brasília ou São Paulo, a população de baixa renda encontrada foi maior do que a esperada, o que contribuiu para que a meta da digitalização global não fosse alcançada.

Segundo ele, as classes C2D e E representam 50% da população de Goiânia e cidades do entorno, enquanto em Brasília eram de 42% e São Paulo, 37%.  Inicialmente, seriam distribuídos 278 mil kits para as famílias goianas, mas já foram distribuídos mais de 330 mil Kits, ou 117% do público beneficiário. “Estamos entregando o conversor também para famílias não contempladas nos programas do governo federal”, explicou o executivo.

Avatar photo

Miriam Aquino

Jornalista há mais de 30 anos, é diretora da Momento Editorial e responsável pela sucursal de Brasília. Especializou-se nas áreas de telecomunicações e de Tecnologia da Informação, e tem ampla experiência no acompanhamento de políticas públicas e dos assuntos regulatórios.
[email protected]

Artigos: 2279