De cada 5 ataques na internet, um é produzido por governos, diz especialista

Os riscos da segurança aumentam com a IoT e sem atuação compartilhada, fica mais difícil combater os ataques que já geram US$ 35 bilhões ano para os criminosos

relatorio-ciberseguranca-2017-cisco

“O desafio do processo civil e do mercado é acrescentar camadas mínimas de segurança para que a Internet das Coisas seja menos suscetível em se transformar em arma”, disse hoje, 8, Jonny Doin, CEO da Grid Vortex, em workshop sobre segurança promovido pelo MCTIC.

Segundo Giuseppe Marrara, diretor de relações governamentais da Cisco, os ataques à rede geram lucros de mais de US$ 35 bilhões ao ano para os infratores, e a empresa já identificou a existência de 55 organizações criminais organizadas que praticam o crime nesse cyber espaço.

A pesquisa da Cisco apurou ainda que, dos ataques já realizados, 18% são relacionados a nações. “Ou um em cada cinco ataques que ocorrem hoje é conduzido por um governo”, observou. E, o que é pior, 81% desses ataques são feitos por fraude de identidade dos usuários.

Para o diretor da SBC, professor Lisandro Carnaville, no entanto, o principal responsável pela segurança deve ser o dispositivo IoT e não a rede de telecom. Mas todos admitem que, sem uma atuação compartilhada, as falhas na segurança tenderão a aumentar.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122