D4Sign lança solução de autenticação por NFC
A D4Sign, plataforma de assinatura digital e eletrônica do grupo Zucchetti, lançou um novo ponto de autenticação no país, agora por meio da tecnologia NFC (Near Field Communication). Esse é o 15° ponto de autenticação da empresa, que já contava com Pix, WhatApp, selfie, videoselfie, a geolocalização e IP, entre outros.
O recurso por meio da tecnologia NFC funcionará a partir da aproximação do celular de documentos de identidade com chip, como passaporte, que será o primeiro disponível para uso da nova tecnologia. Para usar a solução, será preciso baixar o aplicativo da D4Sign, que estará disponível para download no primeiro trimestre de 2025.
Segundo o CEO da empresa, Rafael Figueiredo, a tecnologia atende uma demanda do mercado. “Esse 15° ponto vem para atender todos, mas especialmente estrangeiros que utilizam muito o passaporte no dia a dia e careciam de um método prático e confiável de assinatura”, afirma Figueiredo.
A previsão, segundo a D4Sign, é que, no futuro, a tecnologia se estenda para outros documentos, como a nova carteira de identidade nacional, ampliando as possibilidades de uso e reforçando a segurança das transações.
“Com a adoção dessa tecnologia em documentos essenciais, será possível realizar uma ampla gama de operações, além de trazer uma camada adicional de proteção contra roubo de identidade, garantindo que apenas o titular autorizado possa realizar ações que exijam confirmação de identidade”, explica a empresa.
A autenticação por NFC é o 15º da empresa. Os demais são Pix, WhatsApp, selfie, D4Sign Score (uma combinação de vídeo-selfie com dados do signatário disponíveis no Governo Federal), certificado digital, SMS, e-mail, CPF, geolocalização, código de acesso, login e senha, IP e autenticação por anexo de documento oficial.
O lançamento se segue a outros que a empresa realizou em 2024, como uma solução que reduz a criação de contratos em até 70% e uma ferramenta de inteligência artificial que permite extrair informações de contratos para geração de insights. (Com assessoria de imprensa)