Curitiba faz parceria com startup para mudar espaço urbano
A startup MCities fechou uma parceria com a prefeitura de Curitiba para o implantação de seus sistema, que envolve soluções de internet das coisas para transformar os espaços urbanos em experiências de alto valor agregado.
“Investimos no conceito de cidade interativa, cujo diferencial é humanizar a tecnologia para conectar pessoas com o mundo real e valorizar as relações fora do ambiente virtual”, explica o CEO da MCities, Paulo Hansted.
O sistema desenvolvido vai muito além de um portal, blog ou aplicativo. Segundo o executivo, é uma metodologia de organização sistêmica e espacial do ambiente urbano, que integra sete mecanismos de interatividade e inteligência: plataforma móvel, web, redes sociais, QRCodes, beacons, rotas virtuais e eventos de intervenção urbana.
Em Curitiba, começou a sua implementação em uma local de grande movimento, a Alameda Prudente de Moraes. Nos próximos meses o sistema MCities será ampliado para outras vias e até o primeiro semestre de 2019 chegará a São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Recife e Belém.
Na Alameda Prudente de Moraes, na capital do Paraná, beacons (pequenos dispositivos de localização), transmitem pelo Bluetooth para os smartphones informações sobre o que há de interessante na rua e em outras partes da cidade, sem a necessidade de baixar qualquer aplicativo. Quem passa pelo local é convidado por três estabelecimentos a provar seus cardápios secretos, exclusivos para quem recebeu a mensagem. É a rua dialogando proativamente com as pessoas.
Já os QR Codes foram instalados em muros e fachadas da alameda. Ao acioná-los, as pessoas têm acesso a uma galeria virtual com a exposição fotográfica produzida pelo fotógrafo panaense, Daniel Castellano, em homenagem à rua. (assessoria de imprensa)