Curitiba faz parceria com startup para mudar espaço urbano

A MCities aposta no conceito de "cidades interativas"

A startup MCities fechou uma parceria com a prefeitura de Curitiba para o implantação de seus sistema, que envolve soluções de internet das coisas para transformar os espaços urbanos em experiências de alto valor agregado.

“Investimos no conceito de cidade interativa, cujo diferencial é humanizar a tecnologia para conectar pessoas com o mundo real e valorizar as relações fora do ambiente virtual”, explica o CEO da MCities, Paulo Hansted.

O sistema desenvolvido vai muito além de um portal, blog ou aplicativo. Segundo o executivo, é uma metodologia de organização sistêmica e espacial do ambiente urbano, que integra sete mecanismos de interatividade e inteligência: plataforma móvel, web, redes sociais, QRCodes, beacons, rotas virtuais e eventos de intervenção urbana.

Em Curitiba, começou a sua implementação em uma local de grande movimento, a Alameda Prudente de Moraes. Nos próximos meses o sistema MCities será ampliado para outras vias e até o primeiro semestre de 2019 chegará a São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Recife e Belém.

Na Alameda Prudente de Moraes, na capital do Paraná, beacons (pequenos dispositivos de localização), transmitem pelo Bluetooth para os smartphones informações sobre o que há de interessante na rua e em outras partes da cidade, sem a necessidade de baixar qualquer aplicativo. Quem passa pelo local é convidado por três estabelecimentos a provar seus cardápios secretos, exclusivos para quem recebeu a mensagem. É a rua dialogando proativamente com as pessoas.

Já os QR Codes foram instalados em muros e fachadas da alameda.  Ao acioná-los, as pessoas têm acesso a uma galeria virtual com a exposição fotográfica produzida pelo fotógrafo panaense, Daniel Castellano, em homenagem à rua.   (assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11111